Cabeça-de-chave quatro no Aberto dos Estados Unidos, o russo Nikolay Davydenko não tomou conhecimento do alemão Nicolas Kiefer nesta quinta-feira e precisou de apenas 1h45 minutos para fazer 3 sets a 0 (triplo 6/2) e avançar à terceira rodada da competição.
Kiefer, ex-número quatro do mundo e atual 187º colocado no ranking, voltou a jogar em Nova York após ficar de fora no ano passado e acabou tendo uma de suas piores performances. Quadrifinalista em 2000, o alemão vinha de duas oitavas-de-final seguidas, em 2004 e 2005.
Davydenko, por sua vez, foi semifinalista da competição na temporada passada e vem obtendo resultados de razoável para bom nos Grand Slams em 2007 – foi quadrifinalista no Aberto da Austrália, semifinalista em Roland Garros e parou nas oitavas-de-final em Wimbledon.
Nesta quinta-feira, o russo se destacou no índice de acerto do primeiro serviço (81%), no aproveitamento nos pontos de recepção (50%) e na eficiência na rede (nove pontos em 11 subidas). Além disso, registrou apenas 18 erros não-forçados contra 32 do rival e 25 winners ante 11 de Kiefer.
O próximo adversário de Davydenko será o espanhol Nicolas Almagro, cabeça-de-chave 28, que vencia o peruano Luis Horna por 6/4, 6/2 e 2/1 quando foi declarado vencedor por abandono do rival.
Aos 22 anos, essa já é a melhor participação de Almagro em Grand Slams na carreira – nas outras 12 vezes que disputara um dos quatro torneios mais importantes do circuito, o espanhol havia caído oito vezes na estréia e quatro vezes na segunda rodada (uma delas, em sua estréia nos Estados Unidos, em 2005).