Dois principais tenistas russos em atividade no circuito masculino, Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny tiveram momentos distintos nesta quarta-feira, mas ambos triunfaram na segunda rodada do Aberto da Austrália e ficaram muito perto de um encontro nas oitavas-de-final da competição em Melbourne.
Cabeça-de-chave número quatro, Davydenko passeou contra o francês Nicolas Mahut, número 44 do ranking de entradas da ATP. Com direito a pneu no segundo set, o top 5 conquistou a vitória por 3 a 0, parciais de 6/4, 6/0 e 6/3, e não deu margem para questionamentos sobre envolvimentos com a máfia de resultados combinados no torneio australiano.
Já Youzhny teve problemas diante do italiano Andreas Seppi, dono da 48ª posição da lista. Após levar um susto no começo da partida, o russo 14º favorito conseguiu se recuperar e sair de quadra com um triunfo por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 7/5, 6/3 e 7/6 (7-4).
Enquanto Davydenko tem previsão de um duelo ‘tranqüilo’ na terceira rodada contra o tunisiano naturalizado francês Marc Gicquel, 73º do mundo que avançou graças ao abandono do suíço Stanislas Wawrinka (cabeça 26), Youzhny terá uma pedreira pela frente. Isso porque o moscovita medirá forças com o croata Ivo Karlovic, 20º favorito, que eliminou o israelense Dudi Sela por 3 a 1, com 6/7 (5-7), 6/4, 6/3 e 6/1.
Um dos principais sacadores em atividade no tênis masculino, o gigante balcânico de 2,08m já disparou 34 aces nas duas partidas de simples que realizou nesta edição do Aberto da Austrália.
Se os dois russos conseguirem vencer na terceira rodada, ambos se enfrentarão nas oitavas-de-final e garantirão ao maior país do mundo pelo menos uma vaga nas quartas do primeiro Grand Slam da temporada.