Menu
Gastronomia

Davenport anuncia aposentadoria das quadras depois de gravidez

Arquivo Geral

14/12/2006 0h00

Após anunciar que está grávida, a norte-americana Lindsay Davenport revelou que não tem intenção de voltar mais às quadras depois do nascimento de seu primeiro filho, previsto para maio do próximo ano. “Odeio a palavra aposentadoria, mas esta temporada foi muito dura psicologicamente para mim e não me imagino jogando novamente”, declarou a ex-número um do mundo, em entrevista ao site da ESPN nessa quarta-feira.

Segundo ela, a gravidez é encarada com um ritual de passagem. “Sinto como se uma segunda parte da minha vida esteja começando. Não posso dizer que estou triste e que sinto estar longe do tênis. Minha vida é com meu marido e minha futura criança”, disse.

Davenport acredita que este seja o melhor momento para encerrar o primeiro ciclo da vida. “Estou pronta para sair. A hora não podia ser melhor. Para ser honesta, não há dúvida que sua motivação cai, quando você joga por tanto tempo. Eu me sinto abençoada por tudo que está acontecendo agora”, afirmou.

Neste ano, a norte-americana teve de conviver com uma série de lesões nas costas, no pulso e no tornozelo. A atleta ficou longe das competições por cinco meses (entre março e agosto) em virtude dessas contusões e só disputou oito eventos da WTA, o menor número desde que se tornou profissional em 1993.

Mesmo com a participação limitada, ela terminou na 25ª posição do ranking, já que foi vice em New Haven, semifinalista em Bali e Dubai, e chegou às quartas-de-final nos Abertos da Austrália e dos EUA, e em Pequim. Na carreira, a norte-americana faturou 51 títulos, sendo a nona com mais conquistas na história e a primeira entre as tenistas que jogaram em 2006.

A tenista de 30 anos também liderou o ranking por 97 semanas, sexta melhor marca, com direito a encerrar as temporadas de 1998, 2001, 2004 e 2005 como a líder do ranking. Ela ganhou três eventos de Grand Slam: Aberto dos EUA-1998, Wimbledon-1999 e Aberto da Austrália-2000, e o seu melhor resultado em Roland Garros foi as semifinais em 1998.

De quebra, Davenport ainda foi campeã olímpica em Atlanta-1996. Em 14 anos como profissional, a norte-americana obteve ainda 36 títulos de duplas e a bagatela de US$ 21,7 milhões em prêmios. “Tive grandes lembranças jogando e estou honrada de tudo que consegui. Mas não estava mais feliz e quero que tudo corra bem na minha gravidez”, encerrou.

Com o anúncio de Davenport, os EUA perdem outro ícone da modalidade em 2006. Em agosto, Andre Agassi se retirou das quadras, após ser eliminado na terceira rodada do Aberto dos EUA.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado