O brasileiro Marcos Daniel venceu sua primeira partida de simples em 2010 na tarde desta terça-feira. Depois de passar pela estreia no ATP 250 de Buenos Aires, ele enfrenta o espanhol Juan Carlos Ferrero para tentar vingar o compatriota Ricardo Mello, que voltou a cair diante do europeu.
O primeiro brasileiro a entrar em quadra na Argentina foi Ricardo Mello. Depois de eliminar o brasileiro na semifinal do ATP 250 da Costa do Sauípe na noite do último sábado, Ferrero repetiu o feito. No segundo encontro com o rival no circuito, o espanhol que foi campeão no Brasil ganhou em sets diretos de 6/1 e 6/2.
Ex-líder do ranking mundial, Ferrero simplesmente não tomou conhecimento de Mello. Cabeça de chave número 2 em Buenos Aires, ele liquidou o jogo em apenas 48 minutos. Sem ter seu saque ameaçado, o espanhol registrou 85% de aproveitamento no primeiro serviço e converteu 23 dos 28 pontos depois de encaixar o saque inicial.
Eliminado na estreia, Ricardo Mello, atual 113º colocado no do ranking da ATP após subir 22 posições com a semifinal na Bahia, volta ao Brasil para fazer duas semanas de treino intensivo no piso rápido como preparação para os torneios classificatórios dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami.
Após a eliminação de Mello, foi a vez de Marcos Daniel enfrentar o italiano Paolo Lorenzi. Sem ter seu saque quebrado no primeiro set, o brasileiro alcançou 85% de aproveitamento no primeiro serviço e ganhou por 6/1. Atual 91º do mundo, o europeu impôs mais dificuldades na segunda parcial, mas o gaúcho fechou em 6/3.
Em 2010, Marcos Daniel caiu nas primeiras rodadas do Aberto de São Paulo (João Souza-BRA), Aberto da Austrália (Alejandro Falla-COL), ATP 250 de Santiago (Alberto Martin-ESP) e ATP 250 da Costa do Sauípe (Rui Machado-POR). O brasileiro não ganhava há oito jogos, desde a série contra o Equador pela Copa Davis, disputada em setembro do ano passado, quando passou por Giovanni Lapentti.
Nas oitavas de final, Marcos Daniel tem encontro marcado com Juan Carlos Ferrero. Atual 86º do mundo, o brasileiro leva vantagem no confronto direto com o espanhol. Na estreia em Roland Garros-2008, ele contou com uma desistência do europeu e passou para a segunda rodada de um Grand Slam pela única vez na carreira iniciada em 1997.