Técnico do brasileiro Thomaz Bellucci, atual 35º colocado no ranking mundial, João Zwetsch será anunciado como novo capitão da equipe nacional na Copa Davis durante a disputa do ATP 250 da Costa do Sauípe, com início previsto para a próxima segunda-feira.
Na Bahia, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda da Rosa, se reunirá com os principais jogadores e com o treinador antes de divulgar a decisão de maneira oficial. Na manhã desta segunda-feira, Francisco Costa anunciou sua saída do cargo e já nomeou o sucessor.
“Quando assumi o comando da equipe, nosso tênis vivia um momento ruim, de brigas internas e descrédito. A minha proposta inicial era fazer um trabalho de renovação, dar oportunidade aos mais jovens e unir os nossos jogadores. Tenho orgulho de dizer que tudo isso foi alcançado. Deixo uma equipe forte e unida para que o João (Zwetsch) dê continuidade ao trabalho”, disse o técnico em comunicado oficial.
Francisco Costa sucedeu Fernando Meligeni como capitão em 2007. Afastado do Grupo Mundial desde 2003, o Brasil perdeu nos playoffs nos últimos quatro anos, três sob o comando de Costa (contra Equador, Croácia e Áustria). Ele ganhou metade de suas seis séries com um total de 15 triunfos e 14 derrotas.
Nos últimos anos, João Zwetsch atuou como treinador na comissão comandada por Francisco Costa. Orientado pelo ex-tenista espanhol Emílio Sanchez Vicário, contratado pela CBT para coordenar o tênis no País, Jorge Lacerda da Rosa quer extinguir o cargo de técnico, trabalhar apenas com um capitão e contar com a participação de todos os treinadores dos jogadores convocados.
A GE.Net antecipou a possibilidade de mudança no último dia 15 de janeiro. “A tendência é que o João permaneça, até porque está no circuito profissional e já tínhamos a ideia de fazer uma rotatividade entre eles. Dos brasileiros, é um dos poucos que realmente está no circuito. É importante para o capitão na Davis viajar e observar os jogadores no exterior. Eu vejo o João mais no circuito do que o Chico”, disse o presidente da CBT em entrevista exclusiva.
Depois de cair de forma inesperada diante do Equador em Porto Alegre no playoff do Grupo Mundial em 2009, o Brasil espera pelo vencedor do confronto entre Uruguai e República Dominicana, que se enfrentam entre os dias 5 e 7 se março em quadras duras armadas na cidade de Santo Domingo.
Coordenador técnico de profissionais do Instito Tênis, Costa pretende se dedicar exclusivamente aos projetos da entidade. “Minha saída faz parte de um processo natural. Penso que ninguém deveria ficar mais do que três ou quatro anos no cargo, já que vivemos uma democracia e é preciso estar sempre renovando,” declarou.