Definido o último semifinalista do torneio de Valência. Na última partida desta sexta na competição, o surpreendente espanhol Santiago Ventura venceu de virada o compatriota Alberto Martín por 1/6, 7/6 (7-2) e 6/4, garantindo a última das quatro vagas decisivas do torneio.
Convidado pela organização do ATP, Ventura estreou derrotando o alemão Florian Mayer, sexto cabeça-de-chave da competição. Na seqüência, despachou o colombiano Ajelandro Falla nas oitavas-de-final, antes de fazer as quartas contra Martín. Atual número 366 do ranking de entradas, Ventura faz apenas sua primeira participação em Valência.
Na semifinal, o tenista da casa terá pela frente ninguém menos do que o também compatriota Nicolas Almagro, atual campeão da competição e forte candidato ao bi. Terceiro pré-classificado da chave principal, Almagro foi favorecido pelo abandono dos compatriotas David Ferrer (que sequer chegou a estrear, com dores no ombro) e Juan Carlos Ferrero (derrotado pelo próprio Alberto Martín nas oitavas), mantendo-se como o principal favorito.
Porém, é bom que Almagro chegue atento para o confronto: apesar de Ventura ter apenas bons desempenhos em torneios menores (faturou um título future e foi às quartas em dois challengers), os dois já se enfrentaram três vezes. E com duas vitórias do rival.