Atual campeão do Masters de Montreal, Roger Federer não teve trabalho para confirmar novamente o posto de favorito da competição. Nesta quinta-feira, um dia depois de comemorar o seu aniversário, o tenista ganhou um belo presente: enfrentou o quali italiano Fabio Fognini. O suíço venceu a partida por 2 sets a 0, com duplo 6/1, e conquistou uma vaga nas quartas-de-final do torneio.
Federer deixou claro que não abusou nas comemorações demonstrando um sólido jogo na quadra da cidade canadense. Diante do italiano número 139 do ranking mundial, o suíço fechou o primeiro set com parcial de 6/1. Na seqüência, o suíço manteve o mesmo ritmo de jogo e despachou o rival pelo mesmo placar, desta vez em 38 minutos.
As estatísticas da partida demonstram que Federer errou pouco e não foi ameaçado em nenhum momento. O melhor tenista em atividade acertou 71% do primeiro serviço e não precisou salvar nenhum break point. Na próxima rodada, ele encara o vencedor do confronto entre Lleyton Hewitt, da Austrália, e Dominik Hrbaty, da República Tcheca.
Outro cabeça-de-chave que também garantiu uma vaga nas quartas-de-final nesta quinta-feira foi Novak Djokovic. O sérvio, terceiro favorito ao título do Masters de Montreal, derrotou David Nalbandian por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.
O próximo adversário de Djokovic será definido no duelo entre Andy Roddick, dos Estados Unidos, e o cipriota Marcos Baghdatis. Os tenistas se enfrentaram duas vezes pelo calendário da ATP, com uma vitória para cada lado.