Menu
Gastronomia

Contra o forte calor, Aberto da Austrália terá mudança nas regras

Arquivo Geral

03/12/2007 0h00

Os organizadores do Aberto da Austrália anunciaram nesta segunda-feira que irão revisar sua política de combate ao calor excessivo nas quadras do torneio. As condições de jogo em pleno verão australiano já foram chamadas de “desumanas” por tenistas como a russa Maria Sharapova, que reclamou do desgaste nas partidas.

A principal mudança diz respeito à continuidade das partidas. Segundo a organização do primeiro Grand Slam do ano, os tenistas não precisarão mais completar jogos que estejam em progresso sob elevadas temperaturas. Pelo contrário, os atletas poderão encerrar o set e completar o confronto no dia seguinte.

Além disso, a organização também determinou que os juízes de cadeira podem decidir interromper ou não iniciar jogos com base em condições meteorológicas desfavoráveis. Anteriormente, as partidas só poderiam ser suspensas com base em um relatório sobre as condições climáticas, que determinavam índices como temperatura e umidade do ar.

“Se invocássemos o regulamento anterior para casos de calor excessivo, as partidas continuariam até o fim. Alguns jogadores estavam expostos a condições extremas por três ou quatro horas”, disse Craig Tiley, diretor do Aberto da Austrália. “Estamos dizendo no fim de um set se os jogos vão continuar. Não vamos criar uma situação onde jogadores sofrem com a falta de desempenho pela longa exposição ao calor.”

Ainda segundo Tiley, os relatórios meteorológicos anteriores aos jogos ainda poderão ajudar. “Podemos pegar todos esses fatores e juntá-los. O mais importante é que a atual previsão é algo que realmente pode nos ajudar. Se sabemos que há uma brisa oceânica vindo, saberemos que tudo estará bem à tarde”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado