A comissão técnica brasileira comemorou o sorteio desta quinta-feira que definiu Uruguai ou Colômbia como adversário do Brasil no zonal americano da Copa Davis 2008. Cabeça-de-chave ao lado do Chile, a equipe verde e amarela estréia apenas na segunda rodada, em abril. Em caso de vitória, se classifica para a disputa da repescagem do Grupo Mundial em setembro.
Seja contra Uruguai ou Colômbia, o Brasil fará o confronto em casa (isso porque, no último encontro contra uruguaios e colombianos, os brasileiros foram visitantes). Na outra chave, o Chile esperará pelo vencedor de Canadá e México.
“Eu acho que o único diferencial era o Canadá, porque teríamos que jogar fora de casa. Mas o Canadá foi para a outra chave e, felizmente, vamos jogar em casa em abril”, comenta o capitão Francisco Costa, que acha cedo falar sobre o piso a ser utilizado no confronto. “Temos que aguardar um pouquinho para ver se é Uruguai ou Colômbia. Faz um pouco de diferença isso”, diz.
O que está definido, por enquanto, é a permanência de Chico Costa à frente da seleção. “Continua a mesma coisa”, garantiu Jorge Lacerda Rosa, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). “Vamos nos reunir em breve com a comissão técnica para estudar o piso e conversar com os Estados para definir o local. Já recebi três propostas, mas teremos tempo para isso”, completou.
Principal estrela do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten também gostou do sorteio. “O mais importante é que poderemos jogar em casa e teremos, outra vez, uma boa chance para poder disputar a repescagem do Grupo Mundial”, disse. “Essa é a nossa realidade. Temos que estar aí, entre os melhores do zonal e buscando uma brecha para tentar subir”, acrescentou.
Guga acredita que, entre os dois possíveis adversários, a Colômbia seja mais perigosa que o Uruguai. “Os colombianos têm uma equipe mais nova e um grupo de jogadores, como o (Alejandro) Falla, o (Michael) Quintero e o (Santiago) Giraldo, que estão mais no circuito. Já o Uruguai tem o (Pablo) Cuevas, que vem se destacando cada vez mais”, observou.