A russa Dinara Safina deu prosseguimento nesta segunda-feira à campanha arrasadora que vem apresentando no Aberto dos Estados Unidos e confirmou sua presença nas quartas-de-final do torneio. Sem oferecer chances para a qualifier alemã Anna Lena Groenefeld, a cabeça-de-chave número seis saiu de quadra com a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/0.
Ex-14ª melhor tenista do mundo, Groenefeld havia eliminado duas fortes cabeças-de-chave antes de chegar às oitavas-de-final em Nova York: a eslovaca Daniela Hantuchova (11ª favorita) e a francesa sensação Alizé Cornet (17ª).
Contra Safina, que vive sua melhor fase, a alemã número 141 do mundo bem que tentou dificultar no primeiro set, mas foi atropelada na segunda etapa e encerrou sua participação no US Open após 1h15.
Foi a quarta partida entre as duas tenistas européias no circuito profissional, e com a vitória desta segunda-feira Safina empatou o retrospecto com Groenefeld. O único triunfo da russa até então fora conquistado no Torneio de Sydney-2006, por 6/2 e 6/1. A alemã tem no currículo vitórias em Luxemburgo-2005 e Amelia Island-2006.
Safina, que pela segunda vez chega às quartas-de-final do Aberto dos EUA (também conseguiu o feito em 2006), pegará na próxima rodada a vencedora da partida entre a francesa Amélie Mauresmo (32ª cabeça) e a italiana Flavia Pennetta (16ª).