Em uma partida disputadíssima na noite deste sábado na Espanha (tarde no horário de Brasília), o suíço Roger Federer e o espanhol David Ferrer realizaram a segunda semifinal do Masters 1000 de Madri. Após um complicado primeiro set, o número 1 do mundo se segurou e venceu o jogo por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 6/3, em mais de duas horas de partida.
O jogo começou bastante equilibrado, com David Ferrer tendo a vantagem por começar sacando, e, até o quarto game de cada um, o empate persistiu sem erros e quebras, até que o espanhol teve uma dupla falta e Federer quebrou o saque do rival, passando a ficar na frente.
A partir dali, uma nova igualdade seguiu até que Roger chegou a 6/5 a seu favor. Aproveitando o vacilo do tenista local, o suíço teve melhor desempenho e confirmou seu saque, fazendo 7/5 e fechando o primeiro set.
No segundo período, Federer não parecia o mesmo tenista que tinha sido decisivo e venceu o primeiro set após sair perdendo. Ferrer esteve bastante ofensivo e não tomou conhecimento do rival, chegando a fazer 4/1 e 5/2 a seu favor, até que venceu por 6/3 e igualou a partida.
No terceiro set, no entanto, foi a vez do melhor do mundo mostrar a que veio. Ainda que tivesse tido dificuldades no set anterior, ele dominou o jogo do rival, fazendo-o correr bastante com ótimas bolas diagonais e largadinhas na rede. Assim, teve facilidade para fechar o período em 6/3 e avançar à final.
Agora, o vencedor irá enfrentar ninguém menos que Rafael Nadal, que vem em ótima fase e acaba de recuperar o segundo lugar no ranking da ATP com a vitória sobre o compatriota Nicolas Almagro, também por 2 a 1 (4/6, 6/2, 6/2). Este poderá fazer história, caso conquiste a taça – será o seu 18º título de torneios Masters, superando Andre Agassi e se tornando o maior vencedor da história da ATP.
Já Federer busca chegar ao seu 63º título na carreira. A estelar final acontece no início tarde deste domingo, a partir das 13h30, logo após a decisão feminina entre Venus Williams (EUA) e Aravane Rezai (FRA), com começo marcado para três horas antes