Duelo inédito até então, a ex-número um do mundo venceu sua partida nas oitavas apenas no tie break, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-5). Mas para tentar uma vaga nas semifinais, a primeira desde o torneio de Los Angeles em agosto, Serena precisa agora passar pela inconstância causada pelas lesões e pela austríaca Sybille Bammer. A austríaca eliminou a segunda cabeça-de-chave do torneio, Anabel Medina Garrigues, por 6/4 e 6/3 e, a exemplo de Safarova, também enfrentará Serena pela primeira vez.
Assim como Garrigues, outras cabeças-de-chave deram adeus a Hobart. Quinta pré-classificada, a italiana Mara Santangelo não assustou a colombiana Catalina Castaño, que venceu a partida entre elas por 6/3 e 6/2 e avançou para enfrentar Vasilisa Bardina. A russa venceu o duelo das qualis contra a japonesa Aiko Nakamura por duplo 6/4 e garantiu vaga nas quartas.
A outra favorita do dia a cair foi a ucraniana Alona Bondarenko, número seis do torneio e que foi batida pela ex-top 10 Alicia Molik. A australiana, que venceu por 6/3 e 7/5, mede forças agora com a indiana Sania Mirza, que despachou a italiana Romina Oprandi de virada e com direito a pneu: 6/7 (2-7), 6/3 e 6/0.
Entre as cabeças-de-chave do torneio de Hobart, uma das únicas que se deram bem nesta terça-feira foi a principal delas, a russa Anna Chakvetadze. Ela enfrentou e venceu a compatriota Olga Poutchkova, garantindo seu lugar entre as oito melhores do evento.
Poutchkova havia entrado em quadra poucas horas antes, quando estreou vencendo a quali israelense Tzipora Obziler por 0/6, 6/2 e 7/6 (7-5). Porém, sem demonstrar cansaço, deu um verdadeiro sufoco a Chakvetadze, que consegui a vitória após dois disputados sets, vencidos por 7/6 (8-6) e 7/5.
Classificada para as quartas-de-final, a russa mede forças agora outra favorita, a chinesa Jie Zheng. Sétima pré-classificada, Zheng passou sem sustos pela francesa Severine Brémond, com parciais de 6/1 e 6/3. Nos confrontos contra Chakvetadze, porém, o retrospecto é negativo, de duas derrotas em dois jogos.
< !-- /hotwords -- >