Menu
Gastronomia

Colheita simbólica no Vinhedo do Mundo é sábado

Arquivo Geral

05/02/2014 15h30

A quarta colheita simbólica no Vinhedo do Mundo, no Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos (Bento Gonçalves/RS), será neste sábado, 8, quando um seleto grupo de convidados, entre políticos, autoridades, empresários e jornalistas, viverá essa experiência, restrita aos escolhidos. A coleção já reúne 401 variedades de 30 países dos cinco continentes, sendo 164 em plena produção, 131 de primeira colheita em 2015 e 106 produzindo em 2016, estas de origem caucásica.

Primeiro nas Américas, o Vinhedo do Mundo promete se tornar um dos ícones da civilização do vinho no Brasil. O objetivo é cultivar as variedades em pequeno espaço (0,7 hectare), cuja colheita tornou-se, a partir de 2012, um ritual cultural do Instituto R. Dal Pizzol. O momento celebra a o vinho e a solidariedade entre as nações, enaltecendo as tradições e o patrimônio da cultura do vinho.

Compondo a série de atrativos culturais do Ecomuseu do Vinho, o Vinhedo do Mundo está acessível a aficionados, estudiosos e interessados, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min.

Vinum Mundi 2013

O momento também será marcado pela apresentação do Vinum Mundi 2013, resultado da vinificação de uma centena de variedades de uvas de 16 países colhidas no ano anterior no Vinhedo do Mundo. Não se trata de um vinho comercial (não vendido), pelo contrário, a intenção é cultural, expressando e simbolizando a solidariedade dos povos e sua cultura.

Na colheita de 2013, três artistas de Bento Gonçalves: Eliane Averbuck, Aido Dal Mas e Sônia Bervian Possamai, acompanharam o evento, inspirando-se ao vivo, no que o vinho desperta na arte de cada pintor. A novidade deste ano é que uma das obras escolhidas será utilizada como rótulo do Vinum Mundi 2013. A cada ano uma nova obra dos outros dois artistas será aproveitada. Cada participante da colheita simbólica receberá uma garrafa do Vinum Mundi 2013, também servido para harmonizar o almoço.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado