Uma das atletas que inspirou o fim da aposentadoria de Justine Henin, Kim Clijsters não vê a hora de encarar novamente a colega nas quadras. Nesta terça-feira, a número 18 do mundo esteve longe de ter dó da amiga Alicia Molik, batida por 6/0 e 6/3, e chegou às quartas de final do Torneio de Brisbane.
Velhas conhecidas, Clijsters e Molik se conhecem desde os tempos do circuito juvenil e pela WTA acabam se de enfrentar pela terceira vez, sempre com vitórias da tenista mais renomada. Na última delas, a belga brilhou com uma sequência de oito games seguidos e só cedeu dois break points, perdendo o saque em uma ocasião.
Ao final, a antiga líder do ranking feminino precisou de apenas 60 minutos para vencer novamente de forma fácil em Brisbane, onde até aqui só perdeu seis games em duas rodadas. Curiosamente, assim como ela a australiana retornou às quadras em 2009 após deixá-las, porém não vem tanto sucesso e é ainda a 198ª colocada da lista.
Nas quartas de final da competição, Clijsters pode ter mais dificuldades contra a cabeça-de-chave seis, a canadense Aleksandra Wozniak, caso esta vença a tcheca Lucie Safarova. Contudo, já pensa mesmo em um confronto com uma tenista que não entrou como pré-classificada: Henin.
“Pela TV é difícil julgar, mas ela foi impressionante, acho, nem parece que tinha parado”, elogiou a tenista que após voltar às quadras ganhou o Aberto dos Estados Unidos no terceiro compromisso. Atualmente, Henin tenta fazer algo parecido em outro Grand Slam: depois de estrear em Brisbane batendo a ex-top 10 Nadia Petrova por duplo 7/5, joga ainda em Auckland antes de partir para o Aberto da Austrália.
Como estão localizadas em lados diversos da chave, as compatriotas só podem se encontrar na finalíssima desta semana, algo com o que Clijsters admite sonhar. “Pegar (Ana) Ivanovic, (Maria) Sharapova, Venus e Serena (Williams) – são grandes confrontos e obviamente agora com Justine também. São por causa deles que você joga tênis”, discursou.
Caso as belgas se encontrem, realizarão o 23º encontro no circuito. Até aqui, a vantagem é de Henin, com 12 vitórias. Ela ainda está nas oitavas em Brisbane e volta à quadra diante da cazaque Sesil Karatantcheva às 7h (de Brasília) desta quarta-feira.
Confira todos os resultados da chave feminina em Brisbane:
(1) Kim Clijsters (BEL) v. (WC)Alycia Molik (AUS): 6/0 e 6/3
(7) Melinda Czink (HUN) v. Barbora Zahlavova Strycova (CZE): 6/3, 2/6 e 6/1
Andrea Petkovic (ALE) v. Vania King (EUA): 4/6, 6/2 e 6/1