Menu
Gastronomia

Chileno surpreende e derrota Federer na primeira rodada da Masters Cup

Arquivo Geral

12/11/2007 0h00

A partida mais esperada da primeira rodada da Masters Cup de Xangai foi marcada por um resultado inesperado. Único sul-americano da disputa, o chileno Fernando González deu show nesta segunda-feira e derrotou de virada o suíço Roger Federer, número um do mundo e tricampeão do torneio.

Inteiro em quase todos os pontos e com belos contra-ataques, González surpreendeu. Em 2h08 de atuação, o atual sétimo colocado do ranking de entradas da ATP superou Federer de virada por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-1) e 7/5.

O suíço começou a partida com tudo nesta segunda. Favorito para ficar com a vitória, Federer conseguiu a primeira quebra de saque logo no segundo game e rapidamente abriu 3/0 no primeiro set. Soberano no serviço, ele manteve a diferença ao longo da disputa e rapidamente fechou a parcial com 6/3.

A segunda etapa foi equilibrada. González se recuperou na partida e conseguiu equiparar seu jogo ao de Federer. Depois de 12 games sem um break point sequer para ambos os tenistas, o chileno deu show no tie-break e venceu os seus primeiros pontos do desempate e empatou o confronto com um fácil 7-1.

No terceiro set, Federer teve três chances de quebrar o saque de González já no segundo game da etapa, mas viu o adversário mostrar tranqüilidade e salvar todas. Depois de ganhar moral ao vencer os pontos mais disputados e conseguir incríveis contra-ataques, o chileno conseguiu manter o empate durante os dez primeiros games do set.

González havia visto Federer vencer os 18 games em que teve o serviço. No último deles, porém, conseguiu a sua primeira quebra no confronto e teve a chance de sacar com 6/5 e fechar o confronto. Com um serviço consistente, rapidamente abriu 40-0 e, embora tenha perdido o primeiro match point, sacramentou a vitória logo em seguida.

Além de vencer na estréia da Masters Cup, González comemorou um triunfo inédito na carreira. Nos dez confrontos travados com Federer no circuito profissional antes desta segunda-feira, o chileno havia visto o suíço vencer todas – dentre elas as finais do Masters Series de Madri e do Torneio da Basiléia em 2006 e a decisão do Aberto da Austrália deste ano, o último duelo entre os dois até então.

Federer, por sua vez, além de ver sua invencibilidade sobre González ruir, perdeu pela primeira vez na carreira uma estréia na Masters Cup. Nas cinco edições em que havia participado antes de 2007, vencera todas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado