Enquanto o tênis masculino comemora sua melhor temporada desde 2004 impulsionado por Thomaz Bellucci, as mulheres seguem no ostracismo. Em 2010, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda Rosa, promete apoiar quatro jogadoras financeiramente e multiplicar o número de futures em território nacional.
Os detalhes do programa de patrocínio para o tênis feminino ainda não foram definidos, mas o projeto é semelhante ao implantado entre os homens. Desta forma, ainda em 2010 as quatro jogadoras mais bem colocadas no ranking mundial ganharão uma cota de R$ 8 mil por semestre para gastar em viagens.
Atualmente, as melhores brasileiras na lista da WTA são: Maria Fernanda Alves (265ª), Ana Clara Duarte (312ª), Roxane Vaisemberg (368ª) e Nathalia Rossi (402ª) – o grupo defenderá o Brasil na Fed Cup diante do Paraguai. No entanto, a CBT ainda não definiu o ranking que será utilizado para determinar as apoiadas.
A verba será proporcionada pelos Correios, patrocinador oficial da CBT. Entre os homens, o programa é renovado semestralmente, medida que também deve ser adotada no feminino. Desta forma, novas jogadoras podem ganhar o apoio e as já contempladas têm a chance de receber mais de acordo com a performance dentro do período.
“Vamos seguir o mesmo raciocínio do masculino, com o mesmo regulamento”, explicou Jorge Lacerda Rosa. Campeã de 19 Grand Slams entre 1958 e 1968, Maria Esther Bueno nunca teve uma sucessora. Andréa “Dadá” Vieira foi a última brasileira a disputar a chave principal de um Grand Slam no Aberto dos Estados Unidos-1993 e é a representante mais recente no top 100 (figurou no grupo até abril de 1990).