Às vésperas da final da Copa Davis contra os Estados Unidos, o capitão russo, Shamil Tarpishchev, comparou seu trabalho ao de um treinador de uma seleção de futebol. Inclusive, Tarpishchev se espelhou em Dunga para expressar como é difícil juntar seus comandados para disputar a decisão.
“Se formos comparar tênis com futebol, então o meu trabalho se parece com o do técnico do Brasil. Seus jogadores também viajam muito porque jogam em clubes da Europa”, disse o russo, reclamando do fuso da América e citando o caso de Nikolay Davydenko. “Ele estava jogando na Ásia e agora precisa se ajustar a um diferente fuso-horário na América. O mesmo vale para o restante da equipe”.
Tarpishchev comparou o seu trabalho com o de um treinador de futebol de seleções por causa do pouco tempo que ambos têm para treinar seus comandados. “Você tem apenas três ou quatro dias, talvez uma semana, no máximo, para aprontar sua equipe. Se você é técnico individual de um tenista, então é mais como ser técnico de um clube, que tem a chance de trabalhar com o time no dia-a-dia”, afirmou o capitão.
A final da Copa Davis será disputada no próximo fim de semana, com seu início na sexta-feira. Shamil Tarpishchev poderá ser o único na história a conquistar no mesmo ano os títulos da Fed Cup (torneio de nações feminino) e da Copa Davis. Com o capitão comandando as equipes russas, o país já venceu três Feds e duas Davis desde 2005, mas nunca ambos no mesmo ano.
O local das partidas será Portland, na costa oeste norte-americana. Os donos da casa não vencem uma edição da competição desde 1995, quando ainda tinham o lendário Pete Sampras como um dos jogadores. Esta conquista, inclusive, foi exatamente contra a Rússia, mas a final foi em Moscou. Os europeus são os atuais campeões, mas o herói do título não estará em quadra. Além de ter feito uma campanha ruim em 2007 na ATP, Marat Safin não está em plenas condições físicas para atuar.
Desta forma, os convocados são Nikolay Davydenko (quarto do mundo), Mikhail Youzhny (19º), Igor Andreev (33º) e Dmitry Tursunov (34º) pela Rússia. Andy Roddick (sexto), James Blake (13º) e os gêmeos Mike e Bob Brian (primeiros no ranking de duplas) defenderão os EUA.