O gaúcho Marcos Daniel tentava se tornar o quarto representante do país classificado para a segunda rodada do Aberto do Brasil, mas seu sonho parou na noite desta quarta-feira diante do embalado Guillermo Cañas. Na quadra central do complexo da Costa do Sauípe, o argentino eliminou Daniel por 2 x 0, parciais de 6/1 e 6/4.
Daniel vinha de três vitórias no qualifying e tinha esperanças de ir mais longe para continuar sua ascensão no ranking. Após viver momento ruim em 2006, despencar e até cogitar aposentadoria, voltou bem em 2007, animado e com uma semifinal no Challenger que lhe rendeu avanço à 160ª colocação. Vale lembrar que ele tem como melhor posição a 80ª.
Já Cañas mostrou de novo que pode voltar definitivamente entre os melhores. Ele conseguiu nesta quarta sua primeira vitória em torneios do primeiro escalão depois de apenas triunfar em Challengers desde o final de 2006, quando voltou da suspensão por doping. Já em 106º do ranking, pega na segunda rodada o espanhol Albert Portas.
Em outros dois jogos desta quarta, o tcheco Lukas Dlouhy acabou com a festa do russo Igor Andreev e venceu por 6/1, 4/6 e 7/5. Andreev vinha de duas vitórias na Copa Davis contra o Chile, que garantiram seu país nas quartas-de-final. Já o espanhol Ruben Ramirez-Hidalgo passou pelo italiano Stefano Galvani por 7/6 (7-4) e 6/3.