Após a disputa de dois torneios da ATP – Stuttgart (ALE) e Bastad (SUE), o ranking mundial praticamente não apresentou mudanças em relação a última semana. O espanhol Nicolas Almagro, que venceu o torneio sueco, foi o único tenista integrante do Top 20 a mudar de posição. Albert Montañes, outro espanhol campeão na Alemanha, também foi um dos poucos a avançar no grupo dos 30 melhores atletas do mundo.
Vários dos principais tenistas do ranking não participaram dos torneios alemão e sueco na última semana, assim como Rafael Nadal, lesionado, e Roger Federer, de férias. O maior destaque era Robin Soderling, quinto colocado na contagem da ATP, que atuava em casa na defesa do título de Bastad, mas acabou sendo derrotado por Almagro.
Com o título, Nicolas pulou da 20ª para a 18ª colocação ao somar os 250 pontos do torneio da Associação de Tenistas Profissionais, deixando os norte-americanos John Isner (19) e Sam Querrey (20) para trás.
Mesmo com a perda do título, Soderling não perdeu a quinta posição no ranking mundial, mas viu o sexto colocado, o russo Nikolay Davydenko, ficar mais próximo – 4.835 pontos, contra 4.740 do rival logo abaixo na tabela.
O mesmo aconteceu com o francês Gael Monfils, que abandonou a disputa da final do torneio de Hamburgo, dando a vitória a Albert Montañes. O espanhol ganhou seis posições e agora é o 24º, enquanto que o lesionado vice-campeão não desceu (e também não subiu) colocação alguma.
O brasileiro Thomaz Bellucci utilizou a semana para treinamentos, e não apresentou mudanças tanto na sua pontuação como no ranking, e segue sendo o número 22 na tabela. Nesta semana, ele disputa o torneio ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, e depois vai à quadra em Gstaad, na Suíça.