Eles sempre foram um sucesso, desde as festas infantis até aqueles feitos em casa para comer de colher. Mas o brigadeiro vem ganhando versões cada vez mais sofisticadas, com ingredientes caros e até mesmo raros. Virou docinho de luxo, e por que não, requintados? A febre dos brigadeiros gourmets invadiu o mercado, combinando sabor e estilo. Não há quem não goste do doce! Ainda mais com tantas opções agradando todos os paladares, até os mais exóticos, como o brigadeiro de chocolate branco com flor de sal e o de champagne.
A ideia de investir em brigadeiros, o doce mais famoso, tradicional e popular do Brasil, surgiu numa dessas noites de muita risada e comilança em família, mais precisamente entre a jovem que curte cozinhar e a mãe. Marcella Pinho estava fazendo seus magníficos brigadeiros, palha italiana e biscoitos e Cristina Nasser, a mãe, ia experimentando exageradamente cada um deles… Até que veio a frase: filha, por que não fazemos essas gostosuras para vender? Nascia a ideia de brigadeiro no potinho e o Mãe & Filha, daí em diante muito trabalho, criatividade e diversão.
Hoje, além dos brigadeiros de potinhos, que servem como lembrancinhas de batizados e aniversários, tem os de copinhos servidos em festas e casamentos, os tradicionais enrolados, palhas italianas, brownies, bem casados, bem nascidos, que viraram febre entre as mamães mais descoladas para serem distribuídos em maternidades e as tortas e bolos de todos os tipos. Tudo preparado com ingredientes de primeiríssima qualidade. O chocolate usado pela dupla é belga, as frutas das tortas são sempre compradas no dia e usadas na hora da montagem e a massa dos bolos é preparada por Marcella com muito cuidado.
O gosto pela culinária, vem de família. Marcella, que sempre viu a avó cozinhar, começou cedo a se aventurar com as panelas. Mas foi com um empurrãozinho de uma tia, que ela se encantou pela confeitaria. Começou vendendo cookies no colégio. Depois, deixou a culinária um pouco de lado e foi trabalhar com moda. Mas a paixão pela arte de confeitar falou mais alto, e a jovem voltou para a cozinha e investiu de vez, nos brigadeiros. Tanta variedade de receitas é mérito de Marcella, que esbanja criatividade e testa de tudo o que vê pela frente com suas misturas de chocolates e leite condensado. “Não sigo nenhuma receita. Mudo quase tudo. E não é que dá certo?”, se diverte. Enquanto ela trabalha na cozinha, Cristina cuida da parte administrativa e da ornamentação dos produtos da empresa.
A jovem atende em casa, mas em datas comemorativas, como Páscoa, Natal, dia das mães, dia dos namorados, etc… monta um quiosque da sua marca no Gilberto Salomão. É lá que ela expõe as delícias, mas elas possuem também página na internet e em rede social, com fotos de encher os olhos. Como os produtos são bem fresquinhos, nem sempre todos estão disponíveis para pronta-entrega. Entre os mais vendidos estão o branco, chocolate amargo 70%, tradicional com pistache, o casadinho, que mistura preto e branco e o de crème brûlée, um tradicional doce francês, que elas transformaram em brigadeiro. “Temos muitas opções, mas quem quiser uma receita diferente, como o de caipirinha ou o branco com frutas vermelhas, basta telefonar com um pouco de antecedência que preparamos”, garantem mãe e filha.