Comandada pelo capitão Francisco Costa, a equipe brasileira que enfrenta o Canadá pelo zonal americano da Copa Davis começa a chegar a Florianópolis neste sábado. De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, dos oito convocados, apenas Rogério Silva, Thiago Alves e Gustavo Kuerten devem se apresentar no primeiro momento.
Isso porque os outros cinco nomes da lista ainda disputam as chaves principais do challenger da Cidade do México. É o caso de Ricardo Mello e André Sá, que seguem na briga por um lugar na semifinal da chave de simples, ou de Flávio Saretta, André Ghem e Marcos Daniel, que disputam vaga na decisão das duplas.
Os primeiros a chegar serão os técnicos João Zwetsch e Thomas Koch, além do próprio capitão do time brasileiro, todos aguardados para a noite desta sexta-feira. Na programação do trio, os treinamentos devem começar apenas no domingo, ainda que de maneira leve e sem horários definidos.
“Os primeiros treinos serão de adaptação às condições da quadra no Costão do Santinho e para enturmar todo mundo”, explicou Chico Costa. “Queremos também conversar bastante com os jogadores e, a partir de segunda-feira, com o grupo completo, começamos a treinar mais forte.”
Os confrontos acontecem apenas entre os dias 6 e 8 de abril e são válidos pelo zonal americano da Copa Davis, valendo vaga para o playoff do Grupo Mundial. Os canadenses também devem desembarcar apenas no sábado e são aguardados com ansiedade pelo capitão brasileiro.
“Sabemos que vai ser muito difícil. Ninguém tem ponto garantido nem em simples nem em duplas, mas estamos otimistas porque sabemos do potencial dos jogadores brasileiros e estamos em casa, em uma quadra pesada e com a torcida a nosso favor”, analisa Francisco Costa, de olho