Em 1h40 de partida, ele foi derrotado pelo norte-americano Alex Kuznetsov por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e encerrou assim a participação brasileira na competição realizada em Melbourne.
Silva buscava disputar o seu segundo Grand Slam na carreira. No ano passado, ele superou o qualifying, mas caiu logo na primeira rodada de Roland Garros, ao ser vencido pelo norte-americano Kevin Kim por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/2, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-3).
Em Melbourne, o paulista foi o único representante do país a superar a estréia. Enquanto os paulista Rogério Dutra Silva e Thiago Alves, e o gaúcho André Ghem foram derrotados, Silva bateu o holandês Robin Haase por 2 sets a 1. Na seqüência, ele despachou o sul-africano Wesley Moodie.
Porém, nesta madrugada, o paulista deixou o adversário ditar o ritmo. Kuznetsov cansou de arriscar, errando mais (33 a 15), mas conseguindo 36 winners, o triplo do obtido pelo brasileiro.
Silva ainda perdeu as três chances que teve para quebrar o saque do rival na partida. Assim, o norte-americano obteve uma quebra em cada set, só tendo trabalho na última parcial, quando precisou de mais de uma hora para vencer.
Com o resultado, o primeiro Grand Slam do ano inicia sem brasileiros na chave feminina e masculina. A participação nacional em Melbourne deve se limitar apenas à competição juvenil, que tem início apenas em 21 de janeiro.
Já os EUA viram simplesmente cinco tenistas garantirem o lugar na chave principal. Além de Kuznetsov, o país teve a classificação de Zack Fleishman, Michael Russell, Bobby Reynolds e Brian Wilson. Outros garantidos foram: o britânico Alan Mackin, os alemães Alexander Waske, Michael Berrer e Mischa Zverev, o russo Teimuraz Gabashvili, o suíço Marco Chiudinelli, o croata Marin Cilic, o israelense Dudi Sela, o chileno Paul Capdeville, o eslovaco Lukas Lacko e o sérvio Ilia Bozoljac.
Na chave feminina, que não teve participação de brasileiras, as vencedoras da última rodada e que estão na chave principal são: as francesas Alize Cornet e Stephanie Cohen-Aloro, a russa Alla Kudryavtseva, as tchecas Renata Voracova, Sandra Zahlavova e Klara Zakopalova, a ucraniana Julia Vakulenko, a eslovena Andreja Klepac, a argentina Jorgelina Cravero, a norte-americana Ahsha Rolle, a austríaca Tamira Paszek e a tenista Anne Kremer, de Luxemburgo.
< !-- /hotwords -- >