O capitão brasileiro da Copa Davis, Chico Costa, convocou hoje a equipe para o confronto com o Equador, pela repescagem ao Grupo Mundial, de 18 a 20 de setembro em Porto Alegre.
Foram chamados o gaúcho Marcos Daniel e o paulista Thomaz Bellucci, que jogarão as simples, e os mineiros André Sá e Marcelo Melo, que farão a dupla. O confronto acontece no ginásio Gigantinho, do Internacional.
A única diferença em relação à vitória de 4 a 1 sobre a Colômbia, pelo Zonal Americano I, é a troca de Daniel pelo também gaúcho Franco Ferreiro, que passa a ser reserva.
Além de Ferreiro, a comissão técnica brasileira chamou outros seis tenistas: Thiago Alves, Bruno Soares e Marcelo Demoliner, que ficarão como reservas, e os juvenis José Pereira, Guilherme Clezar e Thiago Fernandes.
O Brasil não disputa o Grupo Mundial da Davis desde 2003.
O mais bem colocado entre os convocados é Marcos Daniel, atual 57º colocado do Ranking da ATP, enquanto Bellucci aparece em 67º. Já André Sá e Marcelo Melo ocupam as 31ª e 26ª posições, respectivamente, na classificação de duplas.
O Equador ainda não anunciou os jogadores que pegam o Brasil, mas o capitão Raul Viver, pode repetir a equipe que superou os peruanos em maio, formada pelos irmãos Nicolas (171º da ATP) e Giovanni Lapentti (194º), Carlos Avellán (324º) e Julio César Campozano (442º).
A última vez que as duas equipes se encontraram foi em 2006, na cidade equatoriana de Cuenca, com os brasileiros vencendo por 4 a 0.