< !--StartFragment -- >O sueco Jonas Bjorkman pôs hoje ponto final na sua carreira profissional, que durou 17 anos, após perder no torneio de duplas da Masters Cup de Xangai ao lado do tenista Kevin Ullyett, do Zimbábue.
Nascido em 23 de março de 1972 em Alvesta, o sueco chegou a ser o número quatro do mundo em 1997 e ganhou seis torneios individuais e 54 de duplas.
Após perder para a dupla formada pelos poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, Bjorkman disse: “Acho que é importante encerrar minha carreira no torneio mais importante do ano”.
“Tentei fazer todo o possível para seguir vivo mais um dia, ou talvez dois, mas não consegui”, disse o tenista, que recebeu uma homenagem da organização, que mostrou vídeos com alguns dos melhores momentos de sua carreira.
“Estava preparado para isso porque estava mentalmente preparado para a aposentadoria. Tive muito sorte de poder ter jogado tanto tempo. Tudo começou como um hobby e durou 17 anos, é grandioso”, afirmou.
Bjorkman, que competiu em 58 dos últimos 60 torneios de Grand Slam, explicou que sentirá saudade de muitas coisas, mas que o mais difícil que passou em sua carreira foram as viagens, que tiravam ele de perto da família, dos amigos e das pessoas queridas.
O sueco disse que agora planeja seguir ligado de certa forma ao tênis. Por enquanto, é editor de uma revista de tênis e pretende disputar torneios de veteranos.