Cabeça-de-chave nove, o tcheco Tomas Berdych assegurou presença na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos ao vencer nesta quinta-feira o qualifier italiano Simone Bolleli por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 6/3.
Berdych foi amplamente superior e só não registrou um placar melhor porque desperdiçou quatro de oito break points – Bolleli não teve nenhuma chance de quebra. Das 70 vezes que sacou, Berdych ganhou o ponto em 60. O tcheco ainda marcou 34 winners contra 26 do rival e cometeu apenas seis erros não-forçados contra 25 do italiano.
O tenista de 21 anos, quadrifinalista em Wimbledon, está em seu quarto Grand Slam norte-americano e tem como melhor resultado as oitavas-de-final em 2004 e 2006. Para igualar o feito, precisa passar pelo espanhol Fernando Verdasco, que fez 6/0, 6/4 e 6/3 no francês Gilles Simon.
Verdasco já eliminara outro francês na estréia, o cabeça-de-chave 22 Paul Henri-Mathieu, e se vencer Berdych irá igualar sua melhor campanha em Nova York – oitavas-de-final em 2005.