Principal candidato ao título do torneio de Munique após a queda de Tommy Haas, o tcheco Tomas Berdych garantiu nesta quinta-feira sua vaga nas quartas-de-final da competição. Em sua partida contra o chileno Nicolas Massu, o segundo cabeça-de-chave chegou a levar um susto no primeiro set, mas passeou no segundo e fechou o jogo por 7/5 e 6/1.
Foi a terceira vez que os dois tenistas se enfrentaram e apenas a primeira vitória do tcheco, que havia sido superado por Massu no torneio de Kitzbuhel, em 2004, e no Mundial de Países, em 2005. Vale lembrar que é a primeira vez que Berdych, atual número 12 do ranking de entradas da ATP, participa do torneio de Munique.
Agora nas quartas, o tenista tcheco irá precisar passar pelo francês Nicolas Devilder, que eliminou o quali alemão Thobias Summerer por 6/3 e 7/5 nesta quinta-feira. Será seu primeiro confronto contra Devilder, outro que estréia nas quadras de saibro de Munique.
Mas se Berdych confirmou seu favoritismo e conseguiu avançar na chave da competição, o finlandês Jarkko Nieminen não mostrou a mesma competência. Quinto cabeça-de-chave, Nieminen foi surpreendido pelo alemão Phillip Kohslchreiber, que venceu o confronto entre eles por 6/1 e 6/4.
Foi apenas a segunda derrota do finlandês para o tenista da casa, contra quem já jogou seis vezes. De quebra, Nieminen ainda se despede da competição com o registro de sua pior campanha, uma vez que havia sido finalista (2003) e semifinalista (2005 e 2006) nas três vezes em que participou do ATP bávaro.
Classificado para as quartas, Kohlschreiber faz agora confronto inédito contra o francês Sebastien Grosjean. Algoz de Tommy Haas na estréia, Grosjean passou de virada pelo argentino Martín Vassallo Arguello por 2/6, 6/3 e 6/4.