O início animador de temporada de Thomaz Bellucci no Torneio de Brisbane logo teve fim. Cometendo muitos dos erros que o marcaram no segundo semestre de 2008, o brasileiro se despediu logo na segunda rodada do qualificatório, tendo sido surpreendido pelo italiano Andrea Stoppini em sets diretos de 6/3 e 6/4.
Após se exibir de maneira extremamente segura no último sábado, quando havia aplicado 2 sets a 0 sobre o australiano Carsten Ball, Bellucci não manteve o ritmo na madrugada de domingo para segunda-feira. Nesse contexto, chamam a atenção os números ruins que já haviam prejudicado o paulista em suas primeiras aventuras em nível ATP: cometeu quatro duplas-faltas e não sobressaiu em pontos importantes, desperdiçando todas as seis chances de quebras colecionadas, incluindo um 0-40 no primeiro game do embate.
Persistindo nos erros, o brasileiro, número 87 do mundo no ranking de entradas já atualizado, não resistiu à derrota para o experiente Stoppini, que aos 28 anos de idade jamais figurou entre os 200 melhores tenistas do planeta – atualmente é o 220º colocado da lista.
Cabeça-de-chave quatro do qualifying, Bellucci, que agora viaja para tentar vaga no Torneio de Auckland, a partir da próxima semana, também deu prosseguimento às zebras que vêm passeando por Brisbane. Antes, o top 100 local Chris Guccione já havia caído precocemente no evento.
Apesar de ter surpreendido o representante nacional, Stoppini não teve a mesma sorte na seqüência da competição e acabou de fora da chave principal ao ser derrotado já nesta segunda pelo norte-americano Amer Delic: 7/6 (7-5) e 6/3.