Mais de 16 horas de espera para atuar por apenas 30 minutos. Esse foi o resumo da terça-feira para Thomaz Bellucci, que completou a vitória sobre o russo Teimuraz Gabashvili com parciais de 6/3, 7/5, 4/6 e 6/4 e confirmou encontro com Andy Roddick. Outro brasileiro em quadra, Marcos Daniel foi eliminado logo na estreia do Aberto da Austrália.
A princípio, Bellucci começaria a campanha às 22 horas (de Brasília) do domingo passado, mas precisou aguardar 27 horas, até à 1h40 desta terça, para conseguir avançar à segunda rodada. Por causa das chuvas, seu jogo foi interrompido por diversas vezes, a última por volta das 8h40 de segunda-feira.
Na volta à quadra, o placar já apontava vantagem de 6/3, 7/5, 4/6 e 3/2 em favor do paulista, que precisava apenas confirmar o saque três vezes na busca pelo êxito. Foi exatamente isso o que aconteceu, mas não sem pequenas dificuldades, já que ele foi obrigado a salvar um break point.
As chances de quebra, aliás, representaram muitas dores de cabeça a Bellucci. No total, ele criou nada menos que 27, das quais só aproveitou cinco, e daí a necessidade de uma verdadeira maratona. Esse índice precisará ser melhorado para quarta, data de seu confronto com Roddick.
Número sete do mundo, o norte-americano será apenas o quarto top 10 que o brasileiro enfrentará – até aqui, jamais ganhou um set, tendo perdido em 2009 para Gilles Simon no Aberto dos Estados Unidos e para Fernando Verdasco no Masters 1000 de Indian Wells, e em 2008 para Rafael Nadal em Roland Garros.
Campanha de Daniel dura pouco: Tenista número dois do Brasil, Marcos Daniel rapidamente deu adeus ao Aberto da Austrália. Em 1h59, ele caiu diante do colombiano Alejandro Falla por 3 sets a 0: 7/5, 6/3 e 6/1.
Daniel já chegou a Melbourne sem grandes expectativas, dizendo que precisaria de um “milagre” para passar de fase após ter sido eliminado já na estreia do Challenger de São Paulo. O sorteio até ajudou, colocando-o diante do 77º colocado do ranking, mas o dono do 88º lugar não aproveitou e segue sem vitórias em Grand Slams organizados em quadras duras.