O brasileiro Thomaz Bellucci se classificou para a chave principal do Masters 1000 de Xangai na madrugada deste domingo. Cabeça de chave número 1 do torneio classificatório, ele avançou ao vencer o norte-americano Michael Yani, atual 198º do ranking da ATP.
Bellucci não encontrou maiores dificuldades na partida e precisou de pouco mais de uma hora de disputa para vencer o adversário de 28 anos. Sem ter seu saque quebrado, ele rompeu o serviço do adversário quatro vezes e garantiu a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.
Na primeira rodada do qualifying, Bellucci também venceu com tranqüilidade. Ele estreou em Xangai diante do convidado chinês Zé Zhang, 19 anos e dono da 598ª colocação da lista mundial. Em apenas 53 minutos, o brasileiro ganhou em sets diretos de 6/2 e 6/1.
Atual 56º colocado no ranking da ATP, Bellucci persegue o objetivo de atingir o top 50 ainda nesta temporada. Uma vitória na chave principal já deve colocá-lo no seleto grupo. Ele estreia contra o suíço Marco Chiudinelli, 100º do mundo, que também veio do quali.
Os dois se encontraram apenas uma vez no circuito da ATP. Na primeira rodada do torneio classificatório para o Masters 1000 de Miami, o tenista brasileiro levou a melhor. Em uma hora e 43 minutos, Bellucci não teve seu saque quebrado e venceu com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3.
Além do brasileiro, principal favorito no qualifying de Xangai, tenistas experientes como o francês Michael Llodra, 29 anos, e o alemão Rainer Schuettler, que já ocupou o quinto lugar do ranking mundial, também se classificaram para a chave principal do torneio.