Baghdatis, cabeça-de-chave número 11 do Grand Slam, caiu diante da revelação francesa Gael Monfils por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 6/2, 2/6 e 6/0. Com a derrota, o tenista perde 665 pontos no ranking de entradas e deve despencar na próxima lista da ATP, divulgada apenas após o torneio.
Já Monfils, de 20 anos, segue sua ascensão. Atualmente na 59ª colocação, deve subir já com as duas vitórias no Grand Slam. Na terceira rodada, faz confronto interessante contra outro jovem promissor do país, Richard Gasquet, que apesar de ter a mesma idade, pode ser considerado mais experiente que o compatriota.
Gasquet joga no circuito profissional desde os 16 anos, quando despontou ao conseguir vitória no Masters Series de Monaco, sobre Franco Squillari. Ele demorou para se firmar, teve altos e baixos, mas agora é apontado como um dos tenistas a serem observados em 2007. No confronto direto, empate em um a um.
Outro favorito que avançou antes do fim do dia foi o espanhol Tommy Robredo. Mostrando grande evolução no piso sintético, ele arrasou o austríaco Jurgen Melzer por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/3 e 6/3. Sétimo favorito da chave, pega agora o norte-americano Sam Querrey, que passou pelo francês Florent Serra por 6/3, 6/4 e 6/3.