Criado em 2009, o ATP 250 de Brisbane tem um grande nome em sua curta história: Radek Stepanek. Na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), o tcheco seguiu invicto no torneio do qual é o atual campeão ao bater o norte-americano Wayne Odesnik por 7/6 (7-2) e 6/1. Rumo a uma nova decisão, seu adversário será o também top 15 Gael Monfils.
Em sua grande sequência na competição australiana, Stepanek já coleciona sete vitórias, sendo que em quatro delas precisou ir ao terceiro set. Contra Odesnik, isso deveria ter acontecido, porém o número 105 do mundo desperdiçou grande chance na primeira parcial ao sacar em 5/4.
Abalado pela oportunidade perdida, o norte-americano se tornou uma presa fácil para o favorito, que avançou em 1h39 para encarar Monfils. O francês teve bem mais dificuldades que o tcheco e só foi bater James Blake por 3/6, 6/3 e 6/4 ao fim de 1h43.
Também norte-americano, o 44º colocado do ranking esteve próximo da vitória ao abrir 1/0, com uma quebra de saque, no segundo set. No terceiro, teve um 15-40 à disposição para fazer 4/2, contudo esbarrou no grande serviço do rival, que no total anotou 13 aces e salvou dois de nove break points – mais decisivo, aproveitou metade dos seis que colecionou.
Entre Stepanek e Monfils, que se encaram em Brisbane no próximo sábado, a vantagem no retrospecto, por 3 êxitos a 1, está a favor do segundo. No entanto, o jovem de 23 anos precisará driblar o histórico ruim em fases derradeiras de torneios: geralmente sentindo demais a pressão, ele chegou ao menos às semifinais de seis eventos em 2009, ganhando apenas um. A fragilidade mental do gaulês fica ainda mais clara em decisões: das nove disputadas na carreira, só levou o título em duas.