Foi a quarta vitória do belga em sete duelos contra Nieminen. Os dois já haviam se enfrentado nas semifinais de Auckland em 2006, quando Rochus foi batido em um equilibrado 2 sets a 1, com 6/4, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-4) no placar. Ao que tudo indica, o finlandês ainda não recuperou completamente a forma, depois de sofrer com problemas estomacais no torneio de Adelaide.
A queda de Jarkko Nieminen foi a única surpresa entre os favoritos desta segunda-feira em Auckland. O principal deles, o espanhol Tommy Robredo, passou tranqüilo pelo compatriota Ruben Ramírez Hidalgo por 6/2 e 6/1. O confronto inédito garantiu a passagem de Robredo às oitavas-de-final do torneio, nas quais o número sete do mundo enfrentará mais um representante da Espanha. Será Alberto Martín, que despachou o francês Gael Monfils por um duplo 6/4.
Terceiro pré-classificado, David Ferrer também confirmou seu favoritismo, embora com mais dificuldades. O espanhol saiu atrás do argentino Gastón Gaudio no placar, mas conseguiu uma virada e avançou na competição com parciais de 5/7, 6/3 e 6/2. Foi a terceira vitória de Ferrer em sete confrontos contra Gaudio. Agora, para tentar uma vaga nas quartas-de-final da competição, ele deve passar pelo italiano Daniele Bracciali, que despachou o francês Gilles Simon: 6/3 e 6/2.
Confira os demais resultados desta segunda-feira, válidos pela primeira rodada do torneio de Auckland:
Kristof Vliegen (BEL) v. Janko Tipsarevic (SER): 7/6 (7-3) e 6/0
Philipp Kohlschreiber (ALE) v. Luis Horna (PER): 6/4 e 7/5
Florent Serra (FRA) v. Nicolas Lapentti (EQU): 6/3, 1/6 e 6/4
< !-- /hotwords -- >