Cabeça de chave número 3 do Challenger de Santa Catarina, o brasileiro Ricardo Mello foi surpreendido pelo argentino Carlos Berlocq nesta quarta-feira. No mesmo dia, Júlio Silva, mais um tenista da casa, alcançou as quartas de final em seu melhor desempenho na temporada.
Atual 217º no ranking da ATP, Berlocq venceu Mello por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Essa foi a primeira vitória do argentino de 29 anos diante do brasileiro em três jogos, já que foi derrotado na primeira rodada de Puebla-2003 e na semifinal de Gramado-2004.
Depois de perder em menos de uma hora e meia, Mello admitiu a superioridade do adversário. “O Berlocq jogou muito e me matou no fundo de quadra. Mas foi um bom teste para eu poder analisar os pontos que eu preciso aprimorar até Roland Garros”, analisou.
Nas quartas de final, Carlos Berlocq enfrenta o alemão Bastian Knittel. Em mais um confronto disputado nesta quarta-feira, o germânico eliminou o argentino Juan Pablo Brzezicki, cabeça de chave número 7, com um triunfo por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/0 e 6/2.
Júlio Silva, por sua vez, segue vivo no torneio realizado em Blumenau. Sexto favorito, o tenista brasileiro de 30 anos precisou de uma hora e 45 minutos para vencer o jovem esloveno Aljaz Bedene, 10 anos mais novo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.
Em um dia de forte calor, Silva deixou a quadra satisfeito, porém lamentou o vacilo no período inicial. “Eu comecei bem no jogo, mas deixei o ritmo cair e permiti a reabilitação do adversário no primeiro set”, observou o brasileiro, que terá um dia de descanso nesta quinta-feira.
Desta forma, Júlio Silva garante presença nas quartas de final do evento. Em Santa Catarina, ele ganha três jogos no mesmo torneio pela primeira vez na temporada, já que caiu nas oitavas do Challenger de São Paulo (contra o paraguaio Ramon Delgado) e de Bucaramanga (contra o chileno Nicolas Massu).
Na briga por uma vaga na semifinal, o brasileiro enfrenta o espanhol Guillermo Alcaide, que ganhou do esloveno Blaz Kavcic, segundo favorito, com parciais de 6/1 e 6/0. Eles se enfrentaram três vezes, todas em 2009 e no Brasil, com apenas uma vitória do tenista europeu.