Veja as combinações dos pratos típicos do Brasil que combinam com diferentes tipos de vinhos:
Frango ao Molho Pardo
Por ser uma comida pesada, o prato típico de Minas harmoniza com vinhos intensos. Na lista de opções, destaque para o chileno Ventisquero Gran Reserva Syrah.
Arroz Carreteiro
A comida gaúcha pede vinhos de corpo médio para amenizar o que pesa no prato: a carne. A indicação é o argentino La Flor de Pulenta Cabernet Sauvignon.
Feijoada
Famosa em todos os estados, a feijoada é um prato de sabor intenso e altíssimo teor de gordura. Por ser muito pesada, a comida exige vinhos versáteis, que equilibrem as variações do prato. Vale provar com o espumante Brut Rosé, que possui alto teor de acidez, e com vinho verde tinto, que também possui boa acidez. Outros especialistas também apostam em vinhos tintos da uva Tannat.
Tambaqui
Típico da Amazônia, o peixe é gorduroso, por isso pede vinho branco. O Beringer Founder’s Estate está entre as melhores opções. Mas os tintos também são bem-vindos, como o Pinot Noir, que é leve e apresenta boa acidez. No geral, para quem faz questão dos tintos, a uva Pinot Noir é uma das mais recomendadas para peixes, além das uvas Gamay e Cabernet Franc como opção.
Moqueca
É importante não exagerar no azeite de dendê no preparo. Rica em frutos do mar, a moqueca harmoniza com vinhos brancos de uva Chardonnay com passagem em madeira ou tintos de corpo leve e com boa acidez, como o Laroche Pinot Noir ou Santa Ema Gran Reserva Chardonnay.
Churrasco
As carnes vermelhas pedem vinhos tintos, por isso o prato oferece várias possibilidades de harmonização. Entre as melhores opções estão os vinhos das uvas Malbec e Cabernet Sauvignon.
Pato no Tucupi
Prato típico da Região Norte, o pato no tucupi acompanha vinhos brancos. A uva Chardonnay é a grande aposta nesse caso. Vale lembrar que a bebida deve ser servida bem gelada.
Arroz com Pequi
O famoso arroz com pequi, típico da cozinha goiana, é um prato que pode acompanhar vários tipos de refeições. O fruto harmoniza muito bem com os espumantes, especialmente o Brut.
Vatapá
Típico da Bahia, o vatapá é um prato muito pesado. Por isso, harmoniza com vinhos que equilibram o sabor da comida. Nesse caso, a melhor combinação é com vinho branco, de preferência da uva Chardonnay.
Sarapatel
Famoso nos restaurantes nordestinos, o sarapatel é um prato forte. Para acompanhar a comida, é ideal optar por vinhos espumantes como o Brut, Extra-Brut ou Prosecco.