Em baixa durante todo o segundo semestre de 2008, David Ferrer vinha em boa campanha de recuperação nesta temporada e assim só havia cedido seis games em suas duas primeiras partidas no Masters 1000 de Montecarlo. Nesta quinta-feira, porém, o tenista de Valência sentiu do próprio veneno e foi atropelado pelo também espanhol Fernando Verdasco com parciais de 6/2 e 6/1.
Após passear sobre Feliciano López e Marc Gicquel nas rodadas anteriores no Principado, Ferrer vinha animado para encarar Verdasco em seu piso favorito, o saibro. Porém, levou um passeio em apenas 62 minutos que acabou adiantando a rodada da competição, atrasada em cinco horas nesta quinta por causa das chuvas.
Quase impecável quando teve o saque do mão, o número oito do planeta teve um aproveitamento de 79% de primeiro serviço, sendo que esse índice era de 86% na parcial de abertura. Muito firme, o madrileno ainda foi quebrado uma vez no segundo set, mas isso pouco significou perto dos dez breaks points que ele colecionou durante todo o combate – seis foram convertidos.
Ao perder apenas três games e vencer a quinta em oito encontros com Ferrer, Verdasco mantém a grande fase e chega pela terceira vez no ano às quartas-de-final de um Masters 1000. Após parar exatamente nessa fase nas quadras duras de Indian Wells e Miami, ele espera ir mais longe em Montecarlo, onde tem como próximo rival o sérvio Novak Djokovic ou outro espanhol, Albert Montañes.