A diferença de pontos entre Roger Federer sobre o Rafael Nadal continuou a mesma depois da disputa do Masters Series de Monte Carlo ao longo da última semana. Com a atualização do ranking de entradas da ATP nesta segunda-feira, o suíço conservou os 2.415 sobre o espanhol, mesmo sendo derrotado na decisão do torneio em Mônaco.
Como o resultado desta edição
O norte-americano Andy Roddick, embora tenha ficado de fora no primeiro Masters de saibro do ano, continuou com a terceira colocação do ranking com 2.980 pontos, já que não tinha entrado na disputa de 2006. Nikolay Davydenko segue em quarto com os mesmos 2.825, apesar da eliminação logo em sua estréia na competição. Na disputa do ano passado, o russo também foi derrotado na sua primeira partida, caindo diante do sueco Robin Soderling – seu carrasco nesta edição do evento.
A principal queda na relação envolveu o único sul-americano entre os top 10. Antes quinto colocado, o chileno Fernando González caiu dois degraus e passou a figurar no sétimo devido ao mau desempenho
Quem se aproveitou da queda do chileno foram o espanhol Tommy Robredo e o sérvio Novak Djokovic, que agora apresentam 2.595 pontos cada. Embora iguais na pontuação, Robredo aparece em quinto da lista (uma posição acima do adversário) nos critérios de desempate.
Já o tcheco Tomas Berdych assumiu a 12ª colocação do ranking após chegar às semifinais em Mônaco, agora com 1.905 pontos. Outro semifinalista que subiu lista foi o espanhol ex-número um do mundo Juan Carlos Ferrero, que escalou três posições e passou a figurar em 18º com 1.380.
Como nenhum brasileiro entrou na chave principal do Masters Series de Monte Carlo, os tenistas do país praticamente não tiveram mudanças bruscas em suas colocações. O melhor ranqueado é Flávio Saretta, que manteve o 112º posto com 401 pontos.
Thiago Alves caiu dois degraus e aparece agora em 128º com 351, enquanto Ricardo Mello, 150º com 305, perdeu uma posição na lista. Tricampeão do Aberto da França, o catarinense Gustavo Kuerten segue com 26 pontos, mas perdeu duas colocações e passou a ostentar o modesto 661º posto da lista.
Confira os dez primeiros e os principais brasileiros:
1. Roger Federer (SUI) – 7.290 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) – 4.875
3. Andy Roddick (EUA) – 2.980
4. Nikolay Davydenko (RUS) – 2.825
5. Tommy Robredo (ESP) – 2.595
6. Novak Djokovic (SER) – 2.595
7. Fernando González (CHI) – 2.535
8. Ivan Ljubicic (CRO) – 2.220
9. James Blake (EUA) – 2.150
10. Andy Murray (ESC) – 2.120
112. Flavio Saretta (BRA) – 401
128. Thiago Alves (BRA) – 351
150. Ricardo Mello (BRA) – 305
168. Marcos Daniel (BRA) – 255
1769. André Sá (BRA) – 250