Mesmo aparecendo como melhor tenista pela ausência do espanhol Rafael Nadal, número um do mundo, o suíço Roger Federer não terá facilidades no grupo vermelho da Masters Cup, torneio que reúne os melhores do ano na ATP e disputado na cidade chinesa de Xangai.
Federer, atual segundo colocado do Ranking de Entradas da ATP, enfrentará o escocês Andy Murray, número quatro e que venceu três dos quatro confrontos com ele este ano, o americano Andy Roddick (sexto) e o francês Gilles Simon, nono. Este último substitui Nadal, com uma lesão no joelho direito.
O grupo amarelo conta com o sérvio Novak Djokovic, terceiro do mundo, o russo Nikolay Davydenko (quinto), o francês Jo-Wilfried Tsonga (sétimo) e o argentino Juan Martín del Potro (oitavo). O sorteio ocorreu na quarta-feira.
Após a primeira fase, os dois melhores de cada grupo se cruzarão com os do outro nas semifinais, com o primeiro do vermelho enfrentando o segundo do amarelo e vice-versa.
Simon, Tsonga e Del Potro jogam pela primeira vez o torneio, com início no domingo. Será a última vez que a competição ocorrerá em território chinês – a partir do ano que vem, será em Londres.
O campeão levará US$ 600.000 de premiação, mas o valor pode aumentar para US$ 1,3 milhão caso o vencedor acabe invicto.