Uma das revelações da temporada, a sérvia Ana Ivanovic avançou à terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos com uma vitória tranqüila nesta quarta-feira. Cabeça-de-chave número cinco, ela superou a francesa Aravane Rezai por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, e deu mais um passo na competição depois de 1h05 de atuação.
Mesmo atuando contra uma tenista que aparece no posto de número 61 do mundo, Ivanovic esbarrou em seus próprios erros ao longo da partida. A sérvia de 19 anos encaixou apenas 43% do primeiro serviço e ainda cedeu duas quebras de serviço à adversária. Na recepção, porém, a eslava fez a diferença para conseguir a vaga.
Foi a segunda vitória de Ivanovic sobre Rezai no circuito profissional. As duas haviam se encontrado apenas uma vez, na terceira rodada de Wimbledon deste ano. Na ocasião, a atual quinta do mundo conseguira o triunfo também por 2 a 0, com 6/3 e 6/2, e seguiu na competição, onde se tornou finalista até cair diante da norte-americana Venus Williams, que acabou levantando o caneco.
Agora, a sérvia tenta a vaga nas oitavas-de-final do último Grand Slam do ano contra Vera Dushevina, número 59ª do ranking, que venceu o duelo russo contra a compatriota Ekaterina Bychkova por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/3.
Será o quinto confronto entre as duas tenistas até então, sendo que Ivanovic tem a seu favor três vitórias contra Dushevina. Em Grand Slams, aliás, foram dois duelos vencidos pela sérvia, nas primeiras rodadas de Wimbledon-2005 e do Aberto dos Estados Unidos-2006.
Bammer avança: Outra pré-classificada que confirmou presença na terceira rodada foi a austríaca Sybille Bammer, 19ª favorita. Ela superou a norte-americana Meghann Shaughnessy por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/3, e agora espera pela vencedora do confronto entre a russa Elena Dementieva, cabeça número 14, e tcheca Petra Cetkovska.