O brasileiro Thiago Alves está a uma vitória da chave principal de Roland Garros. Na manhã desta quarta-feira, ele avançou no torneio classificatório ao vencer o argentino Gaston Gaudio, campeão da edição de 2004 do torneio. Ricardo Hocevar, mais um brasileiro, também se aproximou do Grand Slam francês.
Gaudio criou cinco chances para quebrar o saque do brasileiro, mas não conseguiu aproveitá-las. Já Alves foi eficiente em três das sete oportunidades para romper o serviço do argentino. Em 1h26, o cabeça de chave número cinco do quali ganhou o primeiro duelo diante do rival na carreira com parciais de 6/2 e 6/3.
Alves disputou a chave principal de Roland Garros pela única vez em 2009, quando parou na estreia diante do francês Jeremy Chardy. Na briga para repetir o feito, ele espera pelo vencedor do confronto entre o croata Antonio Veic e o cazaque Mikhail Kukushkin, contra os quais nunca jogou.
Ricardo Hocevar também venceu seu confronto na manhã desta quarta-feira. Depois de ganhar o primeiro embate da carreira com o tcheco Dusan Lojda com parciais de 7/5 e 6/3, ele espera pelo vencedor do duelo entre o argentino Diego Junqueira e o norte-americano Michael Yani, 31º favorito.
Hocevar busca sua primeira participação na chave principal de Roland Garros, já que parou na segunda rodada do quali do ano passado. O tenista de 25 anos passou pelo torneio classificatório do Aberto da Austrália-2010 e disputou em Melbourne sua única chave principal de Grand Slam.
O brasileiro João Souza, o Feijão, também está vivo no quali e enfrenta o cazaque Yuri Schukin de forma inédita na segunda rodada. Já Thomaz Bellucci e Ricardo Mello têm presença assegurada na chave principal do Grand Slam francês, com início previsto para domingo.