Um dia depois de vencer o brasileiro Thomaz Bellucci, o sérvio Novak Djokovic foi eliminado do Masters 1000 de Roma. Na manhã desta sexta-feira, o espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave número 6, bateu o segundo colocado do ranking mundial e se classificou para a semifinal do evento italiano.
Djokovic aplicou seis aces, mas cometeu sete duplas faltas e teve apenas 65% de aproveitamento no primeiro serviço. Verdasco alcançou 79% no mesmo índice e aproveitou quatro dos 14 breaks que teve durante o jogo, um a menos que o sérvio. Ainda assim, ganhou por 7/6 (7-4), 3/6 e 6/4 em três horas e 18 minutos.
Quadrifinalista nas temporadas de 2005 e 2009, o espanhol de 26 anos se classifica para a semifinal do campeonato italiano de forma inédita. De quebra, reduz a vantagem do sérvio no confronto direto ao conquistar a quarta vitória em nove encontros, a segunda no ano de 2010.
Com o resultado diante de Djokovic, Verdasco contabiliza oito partidas de invencibilidade, já que conquistou o ATP 500 de Barcelona. Vice-campeão do Masters 1000 de Montecarlo, o espanhol venceu 12 dos últimos 13 encontros, três contra top 10 (dois contra o sérvio e um contra o sueco Robin Soderling).
Pela primeira vez desde do 2008, o Masters 1000 de Roma não contará com Djokovic na final, já que ele é o atual vice-campeão do torneio e ficou com o título no ano anterior. Eliminado por Verdasco na semifinal de Montecarlo, o sérvio amarga a segunda derrota seguida diante do espanhol.
Na próxima rodada, ele enfrenta o compatriota David Ferrer, cabeça de chave número 13, que venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga, sétimo favorito, com parciais de 6/4 e 6/1. Em nove jogos contra o rival, Verdasco tem seis vitórias, a última na semifinal do recente ATP 500 de Barcelona.