Menu
Gastronomia

Agassi vence Baghdatis e segue vivo em seu último torneio

Arquivo Geral

01/09/2006 0h00

Assim, o ex-número um do mundo supera um rival 15 anos mais novo, que ocupa a oitava posição no ranking de entradas, e adia a sua aposentadoria por mais uma partida no torneio que marca sua despedida das quadras. O norte-americano chegou a ter 4/0 no quarto set, permitiu a virada e teve muito trabalho para superar o adversário, vice-campeão do Aberto da Austrália e semifinalista em Wimbledon neste ano, que sentiu cãibras a partir do nono game do quinto set.

Na próxima rodada, Agassi enfrenta o alemão Benjamin Becker, uma das surpresas do torneio, que eliminou o francês Sebastién Grosjean por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3), 6/1 e 6/2. Grosjean era o 30º cabeça-de-chave e teve outra vez um fraco desempenho no torneio. Ele jamais passou da terceira rodada da competição, enquanto nos outros três eventos do Grand Slam ele já foi semifinalista. Será a primeira vez que os dois se enfrentam.

O jogo
No primeiro set, o ex-número um do mundo começou com tudo, não permitiu chances ao rival, aproveitou a única chance que teve para quebrar o saque e venceu por 6/4. A história se repetiu fielmente na parcial seguinte e um novo triunfo por 6 a 4 para o tenista da casa.

Mas, a partir do terceiro set, Baghdatis adotou uma postura extremamente agressiva, arriscando os golpes e a tática deu certo. Com uma quebra de saque, ele venceu por 6 a 3. Porém a reação de Agassi foi implacável. De forma atordoante, o norte-americano abriu vantagem de 4 a 0 e se encaminhava para a vitória. Falhando demais, Agassi viu Baghdatis virar o set de forma inesperada e empatar a partida com o placar de 7 a 5.

No quinto set, a torcida se calou na quadra central com a quebra de saque imposta pelo oitavo cabeça-de-chave no primeiro game. Mas Agassi reagiu em seguida e, a partir daí, os dois passaram a confirmar os seus serviços. Somente um ingrediente novo mudou totalmente a partida.

No nono game, logo após conseguir o empate em 40/40, Baghdatis sentiu cãibra na perna direita e, em seguida, na esquerda. Mancando visivelmente, o cipriota não podia pedir tempo, pois já havia requisitado anteriormente, e teve de continuar na quadra. Nesta hora, Agassi vacilou, não encaixou o primeiro saque e precisou salvar três break points para evitar o pior.

Mesmo com o rival puxando a perna, usando cada intervalo de ponto para alongar as pernas e tratando de definir rápido os pontos, o norte-americano desperdiçou uma oportunidade de liqüidar o jogo no décimo game. A nova chance veio no 12º game, quando o oitavo cabeça-de-chave errou e deu mais um jogo de sobrevida a Agassi.

Outro pré-classificado que dançou foi o francês Gael Monfils, 27º cabeça-de-chave. Ele caiu diante do sul-africano Wesley Moodie por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/2 e 7/6 (7-4). Na terceira rodada, Moodie enfrenta o espanhol Rafael Nadal.

Já o sérvio Novak Djokovic confirmou o favoritismo e superou o norte-americano Mardy Fish por 3 sets a 1, com 7/6 (7-5), 6/4, 3/6 e 7/6 (7-3). Agora, o 20º pré-classificado terá um jogo complicado contra o australiano Lleyton Hewitt por uma vaga nas oitavas-de-final.

Veja galeria de fotos do Aberto dos EUA

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado