Menu
Gastronomia

A fórmula do sucesso no preparo das massas

Arquivo Geral

07/02/2014 14h29

Secas, frescas, recheadas… Seja qual for o tipo, uma boa massa combina com qualquer ocasião, pois reúne sabor, praticidade e versatilidade. Diante disso, a pasta pode incrementar desde uma refeição diária até um majestoso jantar para convidados. 

Segundo o chef Evandro Bezerra, há uma infinidade de possibilidades. De acordo com ele, no caso das secas, que normalmente são industrializadas, o formato pode variar entre curto ou longo. Entre os macarrões curtos estão Penne, Rigatoni, Conchiglione, Fusilli, Farfalle, Gnocchi, entre tantas outras variações. Spaghetti, Capellini, Bucatini e outros compõem os longos.

Para Evandro, essas massas pedem molhos marcantes e fortes. “As secas costumam ter sabor parecido, nada é muito definido. A diferença é se são feitas com ovos ou não, ou se são integrais. E já existem massas de arroz, sem glúten, de quinoa e de amaranto, para as pessoas com restrições alimentares”, informa. 

“No caso das secas curtas é melhor apostar em molhos encorpados. As secas longas pedem molhos à base de manteiga, azeite e frutos do mar”, completa. Massas secas curtas vão bem em saladas. 

Massas frescas harmonizam com molhos leves e suaves, sendo fundamental servir o prato pouco tempo depois que a massa foi feita. “Esse tipo é delicado, por isso pede molhos neutros. A qualidade da massa fresca depende dos ingredientes, sendo o ovo o principal”,  alerta o chef. De acordo com ele, a diferença entre os dois tipos de massa é que as frescas são preparadas artesanalmente, enquanto que nas secas a produção é industrial.

As recheadas podem ser frescas ou secas e normalmente vão ao forno para gratinar e realçar o sabor. As secas, porém, precisam de pré-cozimento para facilitar o recheio, que normalmente é encorpado. Por falar em cozimento, Evandro garante que ter uma massa “al dente” é fundamental. “Uma massa no ponto correto de cozimento fica mais saborosa. O tempo correto, no entanto, varia de acordo com o tipo de massa. Nas industrializadas, por exemplo, o tempo deve ser o indicado pelo fabricante, normalmente entre 6 e 8 minutos, podendo chegar até a 12 minutos. Já as massas frescas são mais rápidas, levando apenas 3 minutos”, declara.

Receita

Fettuccine ao Frutos do Mar  ›› Chef Evandro Bezerra – Restaurante Limoncello

INGREDIENTES

3 tentáculos de polvo

4 mexilhões

3 vieiras

6 anéis de lula

3 camarões grandes

1/2 taça de vinho branco

20g de pimentão vermelho em cubos 

25g de cebola em cubos  

40g de manteiga  

80g de fettuccine

1 dente de alho picado

Folhas de manjericão a gosto

Sal a gosto

Pimenta, azeite e óleo a gosto

PREPARO

Coloque água para ferver com sal e um pouco de óleo. Coloque o fetuccine e observe o tempo de cozimento na embalagem. Reserve outra panela para saltear na manteiga e um pouco de azeite a cebola e o alho. Adicione na mesma panela os demais ingredientes, mas retire-os rapidamente para não endurecer. Adicione 1/2 taça de vinho branco. Quando a massa estiver cozida, coloque tudo na mesma frigideira com um pouco de azeite e um pouco da água do cozimento para finalizar. 

Farfalle ao Pesto  ›› Marca Borges

INGREDIENTES

1 pacote de macarrão farfale

Folhas de manjericão a gosto

Sal, alho, pimenta do reino, azeite, nozes e queijo parmesão ralado a gosto

PREPARO

Cozinhe o macarrão farfale seguindo o  tempo de cozimento recomendado na embalagem. Para fazer o pesto, coloque em um pilão as folhas de manjericão, sal, pimenta do reino, alho e bastante azeite. Misture os ingredientes, adicione as nozes, o queijo e mais azeite. Misture o pesto com o macarrão para servir.  O macarrão pode ser servido frio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado