A luz tem o poder de iluminar não apenas espaços, mas histórias. E é com esse olhar que a arquiteta, designer e empreendedora Luciana Canalli estreia o Estúdio Canalli durante a DW! Tour Brasília 2025, no Casapark.
A estreia marca um novo capítulo em sua trajetória criativa com o lançamento da coleção Minhas Raízes, um projeto que vai além da funcionalidade e celebra a memória e o poder de criação que atravessa gerações.
Mais do que peças de design, as luminárias do Estúdio Canalli carregam ancestralidade e propósito. Criadas a partir de vivências pessoais, elas revelam uma jornada marcada por coragem, renúncias e o desejo de se reconectar com a própria essência.

A primeira série da coleção, batizada de Três Marias, presta homenagem direta às mulheres da família de Luciana — sua mãe, avó e bisavó. São três pendentes de cerâmica, com silhuetas de proporções diferentes, desenhadas por Luciana e executadas pelo Ateliê Soma. As formas representam a hierarquia familiar e materializam a força feminina transmitida de geração em geração.
Durante a mostra no Casapark, o estúdio também exibe um elemento afetivo e simbólico: um quadro pintado por sua avó paterna, hoje com 89 anos. A obra, que retrata duas mulheres africanas com cestos na cabeça, foi presente de família e agora, fonte de inspiração para uma futura luminária que levará o nome da avó. Segundo Luciana, essa pintura é prova de que “a arte sempre esteve ali, mesmo quando não era percebida”.
“Este trabalho é, ao mesmo tempo, resgate e reconstrução. É um convite à reconexão com minha essência criativa e uma homenagem à força que atravessa gerações”, reflete a designer.

Com uma carreira que une arquitetura, design autoral e produção cultural, Luciana é também fundadora da ON Arquitetura e uma das idealizadoras do Muta, evento que ocupa espaços urbanos com intervenções artísticas. Sua trajetória inclui ainda a passagem pela Quina Azulejaria, projeto que despertou sua paixão pela criação de peças exclusivas e com identidade.
DW! Tour Brasília
Onde: Casapark, SGCV Lote 22, Park Sul
Quando: De 9 a 13 de setembro
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos