A chia e a linhaça tratam-se de sementes consideradas como superalimentos, devido a todos os benefícios que elas proporcionam para a nossa saúde.
As duas são ótimas fontes de fibras, de gorduras insaturadas, como a ômega 3, de fibras, e por isso mesmo é normal que as pessoas acabem consumindo-as cada vez mais.
Entretanto, aí surge uma dúvida mais do que comum: qual usar e quando?
Será que a chia é a melhor opção? Ou você deveria consumir a linhaça?
Para tirar qualquer dúvida a respeito do tema, resolvemos trazer este conteúdo completo tratando sobre as duas sementes. Vamos lá!
Qual opção escolher: a chia ou a linhaça?
Para começar, como já mencionamos antes, os dois tipos de sementes são superalimentos, ricos em muitos nutrientes e extremamente importantes para o nosso corpo.
Elas possuem também as chamadas fibras solúveis e as insolúveis, que ajudam a trazer um aumento da saciedade e ainda permite que o intestino funcione adequadamente, sendo essenciais para quem sofre com constipação.
Além disso, elas são conhecidas como alimentos que emagrecem, pois quanto maior o consumo delas, mais fibras estarão presentes no estômago e maior será a saciedade, reduzindo assim a fome.
Tudo isso leva também a uma lentidão na liberação dos carboidratos de modo que eles entram mais devagar no sangue, não ocorrendo os picos de glicemia, algo positivo para quem é diabético, principalmente.
Então, como são tão parecidas, qual delas usar?
Isso é o que vai ficar mais claro quando mostrarmos mais sobre cada uma delas e os seus benefícios!
Quais os benefícios de consumir a chia?
Quando surgiram os primeiros conteúdos sobre os superalimentos, a chia esteve sempre na vanguarda, sendo considerada uma das melhores opções disponíveis na natureza.
Essa semente era consumida há milhares de anos, pelo povo maia, como uma fonte energética e de força.
Por isso, é comum o seu consumo como um pré-treino, para dar mais energia, ou ainda no café, para que você tenha assim mais disposição ao longo do dia.
Além das gorduras insaturadas, como o ômega 3, que tem uma importante ação anti-inflamatória, a chia ainda é rica em proteínas e também em minerais.
Todos esses nutrientes são importantes porque ajudam na prevenção das doenças, em especial o ômega 3, sendo fundamental para evitar processos inflamatórios, que podem gerar doenças como diabetes e obesidade.
A quantidade de fibras solúveis, quando combinadas com um bom consumo de água, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, pois criam um tipo de gel que fica no estômago e diminui a fome.
Algumas pesquisas feitas com essa semente mostraram como ela ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, mas também previne doenças tipo câncer e a doença de Alzheimer.
O retardo do envelhecimento precoce é um outro grande benefício do consumo de chia, que também emagrece, fechando assim a explicação sobre como esse é um superalimento.
O consumo da chia pode ser feito de vários modos, caso de misturá-la com frutas e iogurtes, mas também com sucos, com vitaminas, com pães e com tapiocas, ou ainda acrescentá-la em salada e carnes.
O melhor de tudo é justamente essa variedade de uso da semente, que faz dela uma excelente opção para quem quer emagrecer e ter mais saúde.
Confira: Ácido ursólico emagrece?
Quais são os benefícios do consumo de linhaça
Agora é a hora de ver um pouco mais sobre a outra semente, a linhaça, que pode ser tanto do tipo marrom quanto dourada, sendo que ambas são muito benéficas ao organismo.
Ela também é rica em gorduras insaturadas, como ômega 3 e a ômega 6, e ainda nas fibras solúveis e insolúveis, em minerais diversos e em proteínas.
A semente ainda conta com uma concentração bem alta da lignana, que é um fitoestrogênio com a possibilidade de diminuir os sintomas que surgem na menopausa e ainda são vantajosos aos ossos.
Da mesma forma que acontece com a chia, essa semente tem uma ação antioxidante e que ajuda na renovação celular, evitando o envelhecimento precoce e o câncer.
A recomendação para consumo da linhaça é de, pelo menos, uma colher de sopa ao dia, sendo que é possível acrescentar ela em alimentos variados, como sucos, cremes, caldos, vitaminas e outros mais.
Conclusão
Como foi visto aqui, a chia e a linhaça são duas sementes com alto poder para o nosso organismo, não só proporcionando mais saúde, como também auxiliando no emagrecimento e no controle de doenças.
Neste conteúdo, mostramos a você o que é cada uma das sementes e quais os benefícios que podem ser obtidos pelo seu consumo, que é bastante variado, desde alimentos líquidos até opções sólidas, como a tapioca.
O que você achou do texto de hoje sobre qual e quando usar a chia ou a linhaça?