Menu
Estilo de Vida

Casa do Candango recebe a CASACOR 2025

67 profissionais assinam 49 ambientes, explorando o tema “Semear Sonhos”, entre os dias 13 de agosto e 12 de outubro

Redação Jornal de Brasília

06/08/2025 9h02

revista haus casacor

Foto: Divukgação

A CASACOR Brasília está de volta em grande estilo para sua 33ª edição — e, desta vez, em um endereço inédito: a histórica Casa do Candango, na 913 Sul, que foi totalmente restaurada para receber a mostra, marcada entre os dias 13 de agosto e 12 de outubro.

Entre nomes consagrados e talentos estreantes, o evento reúne 67 profissionais que assinam 49 ambientes, explorando o tema “Semear Sonhos”. A proposta deste ano convida o público a refletir sobre sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e a confluência de saberes — uma abordagem sensível que promete inspirar olhares atentos para o presente e o futuro do morar.

Estreias e talentos em ascensão

Entre as novidades, destaca-se a participação do artista Elon Pfeiffer e dos vencedores do 12º Prêmio Jovem Profissional da São Geraldo: Cecília Azambuja Graf, Isabelle Bizzo e o trio do Studio Mavi — Ana Clara Fabri, Mayara Pedrollo Vezolle e Thales Ferreira Lopes. Outros estreantes incluem Fabiana Boner, Fernanda Farolim, Edgard Miguel, Ilgner Martins, Sérgio Facundes, Giovanna Leal e Paulo Cesar Galante, além das duplas Juliane Almeida e Mateus Zaidan e Caio Frederico e Marcia Urbano — estes dois últimos, representando a estreia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB na mostra.

Veteranos que continuam fazendo história

A edição também celebra a trajetória de profissionais com longa história no evento, como Walléria Teixeira e Ney Lima, presentes há 27 anos, Miguel Gustavo, com 23 participações, e o escritório Larissa Dias Arquitetura, que soma 16 edições. O retorno de nomes de peso como Leo Romano, Hélio Albuquerque, Cybele Barbosa e o trio da Alf Arquitetura (André Alf Fernandes, Marina Lage e Jeferson Matos) marca a valorização da experiência e da identidade regional.

Reencontros e continuidade

Após um período afastados da mostra, voltam à cena Didacio Duailibe e Mayara Kassiê, que se unem a jovens talentos como Alessandra Passero e Caio Garcia. Outras duplas e escritórios que retornam ou seguem firmes na mostra incluem Denise e Juliana Zuba (agora com Juliana Couto), Deborah Torres (Rava Arquitetos), Rick Hudson (HC Arquitetura), Bruno Pessoa (Studio Ark), Juliana Santana, Karla Amaral, George Zardo e Júlia Zardo, Deborah Pinheiro, Márcia Montenegro, Ana Luiza Velozo e Amanda Saback (Traama Arquitetura), e Leandra e Pedro Ernesto Gualberto.

Figuras como Jota Pacini, Daiana Pontes, Ana Zinato, Victor Grimaldi (Studio Grimaldi), Felipe Zorzeto e Marcella Schiavoni, Carolina Almo e Maria Paula Leite (Studio Vírgula) também retornam com novas propostas. No paisagismo, Marina Pimentel e a dupla Arthur e Cleber Depieri, da Depieri Paisagismo, voltam com seus traços autorais. A designer Arielle Martins também marca presença mais uma vez.

Reforço de novos nomes da edição anterior

Estreantes de 2024 que agora consolidam seus lugares no evento incluem Alessandra Lima Oliveira (Tudo Arquitetura e Construção), Glauter Suassuna, Lucas Machado, Eliene Lucindo (Laboratório de Interiores), Maria Carolina Feitoza (em parceria novamente com a irmã Angela Feitoza), e a dupla Anastácia Hersen e Matheus Mendes (Hersen Mendes Arquitetura).

Sobre a CASACOR Brasília

Presente na capital há 33 anos, a CASACOR Brasília é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e arquitetônico da cidade. Além de reunir grandes nomes do setor, o evento movimenta o mercado, apresenta tendências e fortalece conexões entre profissionais, marcas e o público.

À frente da mostra estão as arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá, que participaram da primeira edição como expositoras e, desde o início dos anos 2000, comandam a CASACOR em Brasília e Goiás. A empresária Moema Leão se uniu à dupla em 2001, fortalecendo ainda mais o sucesso de público da mostra, hoje entre as mais visitadas do país.

Sobre a CASACOR

Com 36 anos de história, a CASACOR é considerada a principal plataforma cultural de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas. Realizada pelo Grupo Abril, a mostra acontece em 19 praças no Brasil e em duas internacionais — Bolívia e Peru —, reunindo profissionais renomados e marcas que ditam as tendências do morar contemporâneo.

33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Crianças até 11 anos não pagam mediante documento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado