A lista celebra nomes que têm transformado seus setores, gerando impacto significativo tanto em suas comunidades locais, quanto na economia global. Entre os citados, estão atletas, artistas, chefs, empresários, influencers e empreendedores sociais, que contribuem para o desenvolvimento e crescimento das suas áreas, com atuação tanto em suas comunidades locais, quanto na economia global. Cada indicado mostra o poder de liderança e inovação que refletem, contribuindo para o desenvolvimento de negócios em diversas áreas.
O que mudou de 2023 para 2024
Em relação a 2023, a lista conta com 150 nomes novos no total, o que mostra a movimentação e dinamismo das regiões, ainda que alguns locais vivam um cenário de grande incerteza econômica, com altas taxas de juros e inflação – desafios constantes para se manter negócios.
Maior economia e população da América Latina, o Brasil teve destaque, sendo o país como mais representantes. Dos 178 nomeados, 61 são mulheres e 64 são novos em relação à seleção do ano passado.
Saiba quem são alguns dos brasileiros listados
No setor empresarial, estão nomes como Alexandre Bettamio, co-head de Investment Banking Global do Bank of America; André Esteves, presidente do conselho e principal acionista do BTG Pactual; e Guilherme Benchimol, cofundador e presidente da XP. A área também traz representantes como Cristina Junqueira e Livia Chaves, respectivamente, co-fundadora e CEO para o Brasil da Nubank.
Em ano de Olimpíadas, os atletas ficaram em evidência. Além do surfista Gabriel Medina, compõem o ranking a judoca Rafaela Silva; os jogadores de futebol Marta, Vinicius Junior e Neymar; a skatista Rayssa Leal; e a ginasta Rebeca Andrade. Mesmo aposentado dos gramados, o ex-atleta Ronaldinho Gaúcho também foi citado, por sua grande relevância global.
A lista também conta com personalidades à frente de negócios em rápida ascensão, como Marcio Aguiar, diretor de vendas da divisão Enterprise da Nvidia América Latina; e Casimiro, o Cazé, influenciador digital e fundador da Cazé TV.
Outros destaques:
Anitta
Artista
Cantora e empresária do Rio de Janeiro, é uma das artistas brasileiras e latino-americanas com maior alcance global. Além da carreira artística, é sócia da Fazenda do Futuro, head de Criatividade e Inovação da Skol Beats (Ambev) e tem linhas de produtos com empresas como a Cimed e Kenner.
Jorge Moll Filho
Empresa de saúde
Médico e empresário, está à frente da Rede D’Or São Luiz, considerada o maior grupo de hospitais privados do país, em valor de mercado. Da última década para cá, o crescimento da empresa acelerou, principalmente após abertura de capital na bolsa brasileira, em 2020. Desde então, a Rede D’Or tem avançado em uma agenda de fusões e aquisições, para reforçar uma rede integrada de saúde.
Luiza Helena Trajano
Varejo
Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi responsável por transformar uma pequena loja em um dos maiores grupos varejistas do Brasil e uma plataforma tecnológica com várias áreas de atuação. Além de voz atuante nos temas empresariais, também debate a presença feminina em cargos de liderança e defende os interesses do varejo na economia do país.
José Auriemo Neto
Real Estate / Varejo de Luxo
Presidente do conselho de administração da JHSF, uma das maiores incorporadoras do Brasil, o empresário é referência pelo papel no desenvolvimento de shopping centers e no mercado de luxo, com empreendimentos como o Shopping Cidade Jardim e a Fazenda Boa Vista. Presente na lista por vários anos consecutivos, é reconhecido pela liderança inovadora e por sua visão estratégica.
Camila Coelho
Influencer
Uma das primeiras influenciadoras digitais brasileiras de sucesso, é referência nas áreas de moda e beleza. Camila começou sua carreira na internet, em 2010, publicando um tutorial de maquiagem. Em 2011, lançou o blog Super Vaidosa, que rapidamente virou um negócio. Hoje, além do trabalho nas redes sociais, ela tem uma marca de roupas de luxo e uma de cosméticos com apelo sustentável e foco em essências brasileiras.
Ailton Krenak
Liderança indígena
Fundador e presidente da ONG Núcleo de Cultura Indígena, Krenak tem sua influência reconhecida há mais de quatro décadas, sendo uma das principais lideranças indígenas brasileiras e internacionais. É também pesquisador, escritor, e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
A metodologia de seleção
A metodologia de seleção da Bloomberg Línea leva em consideração critérios diversos, como: criação de empregos, investimentos que desencadearam em uma atividade econômica maior, influência e inspiração em setores como finanças, artes, e outros campos, além de maior representação de líderes mulheres e grupos demográficos sub representados. As análises são feitas pela equipe editorial da publicação, ao longo dos 12 meses que antecedem a divulgação do ranking.
A forte presença brasileira mostra o potencial do país, que, além das belezas e riquezas naturais, abriga talentos múltiplos em todos os campos.