Em comemoração ao mês nacional de prevenção ao câncer de mama, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) oferecerá às mulheres da capital exames e consultas gratuitas durante todo o mês de outubro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, as unidades móveis do Sesc-DF estarão estacionadas na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao Conic.
A partir desta terça-feira (1º), estarão disponíveis diversos serviços de saúde, como consultas médicas, mamografias, exames preventivos (citopatológico) e inserção de DIU. Além disso, quem passar pelo local poderá aproveitar ações de bem-estar, como maquiagem, design de sobrancelhas, palestras sobre saúde e oficinas do programa “Cozinha Sem Sobras”. A iniciativa conta com o apoio da Administração da Rodoviária do Plano Piloto.
Todos os serviços são voltados exclusivamente ao público feminino. A partir da próxima segunda-feira (7/10), a campanha será ampliada com consultas e exames oftalmológicos e odontológicos.re
As senhas serão distribuídas a partir das 8h, e cada senha dará direito a um serviço por dia, de acordo com a disponibilidade:
- Mamografia: 20 vagas
- Citopatológico (Papanicolau/preventivo): 20 vagas
- Consultas de enfermagem: 20 vagas
- Consultas com médico da família: 20 vagas
- Inserção de DIU: 10 vagas
- Consultas oftalmológicas: 12 vagas (a partir de 07/10)
- Serviços odontológicos: 32 vagas (a partir de 07/10)
- Maquiagem: 35 vagas
- Design de sobrancelhas: 35 vagas
No total, serão realizados 200 atendimentos diários. Caso o número de senhas seja excedido ou a paciente deseje outro serviço, será possível retornar em outro dia até o fim do mês. A expectativa é de que mais de 4,5 mil atendimentos gratuitos sejam realizados ao longo de outubro.
Para Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF, essa ação é uma oportunidade de ampliar o acesso à saúde para as mulheres de Brasília. “O Outubro Rosa é um momento de conscientização e prevenção. O Sesc-DF tem o compromisso de estar presente, oferecendo serviços essenciais para a saúde e o bem-estar das brasilienses”.
O que é necessário para ser atendida?
- Para todos os serviços: apresentar documento de identificação com foto.
- Mamografia: RG, CPF, comprovante de residência e número do SUS. Mulheres entre 50 e 69 anos não precisam de pedido médico para o exame; fora dessa faixa etária, o pedido é obrigatório.
- Inserção de DIU: é necessário ter um exame preventivo recente e estar menstruada ou apresentar exame BHCG feito nas últimas 24 horas.