Na edição de 2025 da CASACOR Brasília, a designer de interiores Eliene Lucindo retorna ao evento com um projeto que convida à introspecção e ao reencontro com as raízes. Intitulado “Entre o Sonho e o Despertar”, o espaço funciona como uma galeria sensorial e poética, que une elementos do Cerrado, da arquitetura de Brasília e da memória afetiva da autora.
Inspirada pelo tema do ano, “Semear Sonhos”, Eliene propõe uma pausa no ritmo acelerado da vida cotidiana. A instalação combina texturas naturais, iluminação âmbar indireta, sons e aromas da natureza, e um projeto visual impactante que convida o visitante a desacelerar e sentir. “Foi desenvolvida com base em estudos sobre design afetivo, ancestralidade, neuroarquitetura e o poder simbólico das plantas nativas como arquétipos de identidade”, explica a designer.

No centro do ambiente, uma árvore de pequi — símbolo do Cerrado e da infância da autora em Anápolis (GO) — representa raízes, força ancestral e resistência natural. O chão coberto por folhas secas torna o caminhar quase cerimonial, conectando o corpo ao território.
A ambientação conta ainda com bancos de madeira de linhas orgânicas e uma seleção de fotografias inéditas do artista Celso Junior, que também assina a série “Concretus”, criada especialmente para o espaço. As imagens exploram o contraste entre o concreto da arquitetura modernista de Brasília e a dimensão onírica da memória e do afeto. Para Eliene, a colaboração com o fotógrafo “fortalece essa narrativa visual, conectando imagem, emoção e chão.”
Além do apuro estético, o projeto também se compromete com práticas sustentáveis, utilizando materiais como piso vinílico ecológico, lâminas de madeira reaproveitada, linho cru e iluminação em LED de baixo impacto ambiental.

Mais do que um ambiente de mostra, “Entre o Sonho e o Despertar” propõe uma experiência de pausa, presença e conexão, que mistura Cerrado, poesia e arquitetura em uma ode sensível ao território brasiliense.
33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais)