Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Arquitetura & Design

Projeto lindo de um apartamento de 70m2

Soluções para deixar seu espaço pequeno parecer maior, confortável e elegante

Projeto lindo de um apartamento de 70m2 Foto: PHF Arquitetura

Olá meus queridos leitores! Para essa semana eu preparei uma matéria especial de um lindo apartamento de 70m2. Minha intenção é conseguir mostrar para vocês como é possível valorizar cômodos pequenos.

Quando projetamos pequenos espaços precisamos otimizar muito bem cada ambiente. Precisamos pensar com cuidado em todos os detalhes como por exemplo a escolha dos móveis, cores, iluminação e por aí vai.

O projeto desse apartamento foi assinado pelo escritório PHF Arquitetura (@phf.arquitetura), dos sócios Pedro Henrique Ferreira e Ana Karolina Magalhães para uma moradora que estava em busca de uma casa confortável, onde ela pudesse relaxar para contrapor a correria do seu dia a dia.

Pessoal! Ter uma casa do jeitinho que a gente gosta é extremamente importante para o nosso bem star, produtividade, enfim, para a nossa saúde mental por isso quero dividir com vocês as dicas desse lindo projeto.

Sala

Para salas pequenas é importante aproveitar cada centímetro e dar multifuncionalidade para os móveis bem como para as próprias funções do ambiente. Aqui podemos observar a função tanto de estar como de TV e de jantar.

Embora o ambiente tenha mais de uma função, é muito legal setoriza lo. Mas como fazer isso? Neste apartamento os profissionais usaram um lindo tapete na cor neutra demarcando a área de estar/tv por exemplo.

Eles também foram muito felizes com a escolha de um sofá retrátil e com o uso de cores neutras que ajudam dar conforto e ampliar espaços menores. Sem falar no toque sofisticado e acolhedor que a madeira trouxe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na sala optamos por um sofá convidativo com almofadas ideal para repousar. Boa parte das paredes são revestidas em madeira de freijó natural e ajudam na composição de um ambiente calmo e acolhedor”, explicam os profissionais.
Para a sala de jantar uma linda mesa retangular de 6 lugares seguindo a mesma tonalidade do ambiente. Adoro a solução de encostar a cabeceira da mesa na parede. Você consegue acomodar mais lugares e melhorar muito a circulação do ambiente.

Outro truque maravilhoso é o uso de espelhos. Colocados em lugares estratégicos eles fazem mágica na sensação de amplitude. Olha que legal o uso deles na sala de jantar e também no rack da TV!

“Utilizamos tonalidades neutras e confortáveis, nas paredes optamos pela Papel Picado da Suvinil que dá um toque aveludado e é um pouco mais fechada em relação ao branco do teto e deixa com uma atmosfera mais intimista. Realçamos também pontos discretos de cores nos detalhes, como adornos e almofadas”.

Cozinha

Na cozinha uma solução bem pensada para ganhar espaço foi trocar a porta tradicional por uma porta de correr. Além de linda com o puxador trabalhado na mesma madeira, eles ganharam preciosos centímetros oferecendo melhor aproveitamento nos armários planejados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais uma vez, olha que legal o uso de espelhos nos armários superiores. A combinação deles com a iluminação e os ladrilhos hidráulicos também ajudaram ampliar esta cozinha.

Banheiros

Alguns apartamentos, ou por serem pequenos ou por serem mais antigos, não possuem lavabo. Nestas situações o legal é dar ao banheiro social uma aparência de lavabo. Foi exatamente o que o escritório PHF Arquitetura fez. Eles conseguiram deixar o banheiro de uso comum funcional, mas com toda aparência de lavabo.

Para isso eles colocaram uma bancada em crema marfim e revestimento Portinari nas paredes. Para disfarçar a área do box, foi usada uma película espelhada que esconde a área do banho. Genial!

Já no banheiro da suíte nada melhor que recriar a mesma sensação relaxante de um spa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No box utilizamos távola que imita madeira e deixa bem confortável. O rigado no piso é ótimo para banho descalço, pois massageia os pés”, conta o designer de interiores Pedro Henrique Ferreira.

Não ficaram lindos e funcionais os dois banheiros?!

Quarto

Para o quarto os profissionais também capricharam na funcionalidade e conforto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O armário foi todo projetado para atender as necessidades da moradora na hora de acomodar seus pertences.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda sobre o armário, foram projetadas portas em espelho de correr, essencial para ganhar espaço e dar a já falada sensação de amplitude.

Os móveis planejados são a melhor opção para pequenos espaços por serem sob medida.

Todo o quarto segue a mesma paleta de cores, nos tons neutros, de todo o apartamento.

Resumindo: cores neutras, um bom projeto de iluminação e um bom aproveitamento do espaço deixaram esse apartamento maior, funcional e muito lindo.

Gostaram? Uma ótima semana para vocês até a próxima!






Você pode gostar