Com o Dia dos Namorados se aproximando – data celebrada na próxima quinta-feira, 12 de junho – casais apaixonados ainda têm tempo para planejar uma noite especial. A data, uma das que mais movimenta os restaurantes, costuma lotar os estabelecimentos da capital, segundo especialistas em gastronomia. Para ajudar quem ainda não fez planos, o Jornal de Brasília selecionou dicas e restaurantes que seguem com reservas abertas.
O casal de namorados, Mariana Moreira Minari, 29 anos, atendente social, e Luis Pedro de Castro Alves, 25 anos, estudante, resolveu antecipar a comemoração desta data e no último fim de semana, reservaram diárias em um hotel para ficarem só os dois. “Nós somos muito atarefados e em dia de semana é mais difícil de fazer alguma coisa. Nós não iríamos aproveitar do mesmo jeito”, afirmou. De acordo com Luis, esse foi um presente para o casal, e os dois ficaram satisfeitos com a estadia no hotel. Antes, os dois também passaram em um restaurante que gostam muito.

Para Mariana, essa ideia de comemorar antes do grande dia foi perfeita, principalmente por evitar a lotação dos lugares no dia 12 de junho. “Eu me irrito com filas e tempo de espera. Essa foi uma forma da gente comemorar e não passar raiva”, brincou.
O casal de concurseiros Brenda Thaynara Rodrigues e Pedro Henrique Leal ainda não programaram nada para a data deste ano. “Nós preferimos algo mais tranquilo, que não envolva filas longas e esperas”, disse Brenda. Em comemorações anteriores, os dois já fizeram planos de ver um filme no Cine Drive-In e teve uma vez que eles fizeram um piquenique no Parque. “Esse ano talvez nós vamos fazer um jantar romântico em casa”, afirmou Brenda.

A publicitária Paula Dantas Diedrichs Pereira, 25 anos, e o namorado, Marcos Tadeu, gerente administrativo, 28 anos, já comemoraram essa data que é mais do que especial para eles, pois marca a data do pedido de namoro do casal. “Eu gosto muito de comemorar qualquer data que envolve nosso namoro e gosto de estar junto com ele nas datas comemorativas como aniversário, natal e ano novo também”. Entretanto, mesmo muito animada para celebrar o Dia dos Namorados e o aniversário de namoro, Paula vai precisar viajar dia 12 a trabalho, por isso eles resolveram comemorar no último fim de semana. Para Paula, foi do jeito que os dois gostam e foi perfeito. “Nós saímos para jantar e foi algo bem a nossa cara, sempre muito intimista, mas muito especial”, contou.
Entre reservas e ordem de chegada
Para os casais que não fizeram nenhuma reserva, uma boa pedida é celebrar a data com um jantar no Blend Boucherie ou no Italianíssimo, ambos localizados na 412 Norte, já que o sistema de atendimento de ambas as casas funciona por ordem de chegada. O chef Marcello Lopes, proprietário dos estabelecimentos, contou ao Jornal de Brasília que, nos primeiros anos, tentou adotar o sistema de reservas para essa data, mas depois percebeu que não funcionava. “As reservas deixavam muita gente chateada, porque o pessoal às vezes marcava e não chegava no horário, ficava aquela mesa vazia, mais uma fila gigante de gente para sentar”, observou.
Marcello explicou que o cardápio para essa data tão romântica será baseado em três etapas, cobrando por unidade e mantendo a carta de vinhos aberta. “Normalmente, sempre oferecíamos alguma garrafa de vinho branco ou tinto, harmonizando com esse menu, mas havia pessoas que queriam experimentar vinhos diferentes”, afirmou. O chef considera que todos os erros cometidos em edições passadas estão sendo corrigidos para que as equipes de ambos os restaurantes possam entregar um serviço mais eficiente para os casais. “Nós sabemos que são dias muito movimentados. Tanto o Dia das Mães quanto o Dia dos Namorados costumam ser”. Segundo Marcello, essa é uma data muito aguardada no setor de alta gastronomia. “A expectativa para essa data é gigante todo ano”.
Marcello explicou que a proposta visa atender os casais que ainda não sabem o que fazer no Dia dos Namorados. “Vamos cobrar um preço fixo por pessoa, com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E o cardápio de bebidas vai ficar aberto, assim como o de vinhos, para quem quiser. Nós queremos fazer do jeito que o cliente mais gosta”. Ele reforçou que o atendimento por ordem de chegada já ocorre em datas como o Dia das Mães. No Dia dos Namorados, a casa abre às 18h para receber quem quiser chegar mais cedo.
Os casais que querem aproveitar a noite ao som de músicas românticas com pegada rock e um jantar especial têm como opção o London Street Pub, localizado na 214 Norte, que ainda está com algumas reservas abertas para o dia 12 de junho. Fernanda Mesquita, proprietária do pub, explicou que, apesar de trabalhar com sistema de reservas, costuma deixar algumas mesas livres para os pombinhos que não conseguiram garantir lugar com antecedência. “Eu sei que esses casais sempre chegam no dia procurando uma mesa, mas tem muita gente procurando. Estamos com metade das reservas fechadas”, salientou.
Fernanda destacou que, todos os anos, a casa é decorada especialmente para a data, com velas e um clima mais romântico para receber os casais. No dia 12, além do combo especial para os apaixonados, que vai ficar R$390 por casal, o cardápio tradicional da casa também estará disponível como uma opção mais em conta.
Ela apontou que para este Dia dos Namorados, observou as mulheres que estão procurando fazer as reservas. “Eram os homens que costumavam fazer as reservas, mas estou vendo que esse ano isso mudou”.
Dicas para os casais
Victor Thomé, especialista no nicho de gastronomia e proprietário da startup Yolo Club, que oferece soluções para restaurantes, recomendou aos leitores do Jornal de Brasília, que os casais façam suas reservas o quanto antes para o Dia dos Namorados, especialmente em estabelecimentos com clima mais romântico. Assim como Marcello, Victor também acredita que essa é uma das datas mais importantes do ano para o setor gastronômico, estando entre as que mais movimentam os restaurantes. “A vida social do brasileiro, especialmente dos casais, está muito ligada à gastronomia, então muita gente sai para comer no dia 12. A procura é muito grande, por isso é fundamental garantir a reserva com antecedência”, afirmou.
Thomé também destacou que muitos casais preferem aproveitar a semana dos namorados, optando por comemorar um dia antes ou depois da data oficial, justamente para evitar a superlotação dos restaurantes. Ele ressalta que alguns estabelecimentos já abrem reservas para esses dias alternativos, diante do grande número de pessoas interessadas em celebrar o momento a dois. “No Brasil, é cultural aproveitar as datas comemorativas para sair e jantar fora, seja com amigos ou em casal”, completou.
Mas, para quem não conseguir fazer uma reserva a tempo, Thomé sugere que comemorar em casa é uma alternativa criativa, ou até mesmo, escolher outro dia da semana, como 11 ou 13 de junho. “Não deixem para a última hora. Se o restaurante querido já estiver lotado, aproveita o dia anterior ou a sexta-feira, quando dá até para tomar um vinho com mais tranquilidade”, apontou. Além disso, ele sugeriu o uso de aplicativos e plataformas que oferecem experiências com bom custo-benefício, como o Primeira Mesa e Yolo Club – do qual é sócio fundador. “Todos os aplicativos de gastronomia que incentivam as pessoas a saírem de casa e aproveitarem mais a boa gastronomia local. Tudo isso sem pesar tanto no bolso, dando mais possibilidades de nos dias de semana poderem aproveitar sem pesar no fim do mês”, comentou.